Multimédia
1
2016-2017
02010486
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação orientada a objectos (muito importante), técnicas básicas de compressão de dados (recomendado).
Métodos de Ensino
Métodos de ensino:
-Aulas T de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria
-Aulas TP de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e planeamento e design de projecto
-Aulas PL de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e desenvolvimento de projecto
Recursos adoptados:
-Slides de apoio às aulas teóricas e sintetização de conhecimentos(base para estudo)
-Bibliografia diversa(livros e artigos sobre os temas abordados)
-Materiais para a realização de fichas pedagógicas sobre ActionScript 3.0
-Exercícios sobre fundamentos de multimédia.
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) projecto multimédia e ii) fundamentos de multimédia. Nomeadamente:
- planeamento, design, desenvolvimento e gestão de projectos multimédia em equipa
- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos multimédia
- imagem, áudio e vídeo digital, com enfoque nos aspectos fisiológicos e perceptuais envolvidos e na representação e compressão desses tipo de dados multimédia.
É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin):
- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;
e das seguintes 5 competências secundárias:
- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao multimédia.
2. Projecto multimédia.
3. Tipos de dados multimédia (básico): imagem, áudio, vídeo, animação.
4. Hardware para multimédia.
5. Software para multimédia.
6. Sistemas autor multimédia: Flash.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Carlos dos Santos Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Módulo 1 / Module 1:
- Adobe (2009). “Programming Adobe ActionScript 3.0” – Manual oficial da Adobe: http://help.adobe.com/en_US/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/flash_as3_programming.pdf
- Rosenzweig, Gary (2011). “ActionScript 3.0 Game Programming University”, Que
- Braunstein, Mims & Noble (2007), “ActionScript 3.0 Bible”, Wiley
- Vaughan, Tay (2010). “Multimedia, making it work”, McGraw-Hill
- Galitz, Wilbert (2007). “The Essential Guide to User Interface Design – an Introduction to GUI Design Principles and Techniques”, third edition, Wiley Publishing, Inc.
- Nielsen, Jacob (1993). “Usability Engineering”, Academic Press
Módulo 2 / Module 2:
- Symes, Peter (2003). "Digital Video Compression“, McGraw-Hill
- diversos artigos de referência para os codecs respectivos / Several articles of reference regarding the studied codecs