Multimédia

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02010486
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação orientada a objectos (muito importante), técnicas básicas de compressão de dados (recomendado).

Métodos de Ensino

Métodos de ensino:
-Aulas T de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria
-Aulas TP de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e planeamento e design de projecto
-Aulas PL de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e desenvolvimento de projecto

Recursos adoptados:
-Slides de apoio às aulas teóricas e sintetização de conhecimentos(base para estudo)
-Bibliografia diversa(livros e artigos sobre os temas abordados)
-Materiais para a realização de fichas pedagógicas sobre ActionScript 3.0
-Exercícios sobre fundamentos de multimédia.

Resultados de Aprendizagem

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) projecto multimédia e ii) fundamentos de multimédia. Nomeadamente:

- planeamento, design, desenvolvimento e gestão de projectos multimédia em equipa

- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos multimédia

- imagem, áudio e vídeo digital, com enfoque nos aspectos fisiológicos e perceptuais envolvidos e na representação e compressão desses tipo de dados multimédia.

É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin):

- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;

e das seguintes 5 competências secundárias:

- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.

Estágio(s)

Não

Programa

 

1. Introdução ao multimédia.      

2. Projecto multimédia.

3. Tipos de dados multimédia (básico): imagem, áudio, vídeo, animação.

4. Hardware para multimédia.   

5. Software para multimédia.      

6. Sistemas autor multimédia: Flash.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Módulo 1 / Module 1:

- Adobe (2009). “Programming Adobe ActionScript 3.0” – Manual oficial da Adobe: http://help.adobe.com/en_US/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/flash_as3_programming.pdf

- Rosenzweig, Gary (2011). “ActionScript 3.0 Game Programming University”, Que

- Braunstein, Mims & Noble (2007), “ActionScript 3.0 Bible”, Wiley

- Vaughan, Tay (2010). “Multimedia, making it work”, McGraw-Hill

- Galitz, Wilbert (2007). “The Essential Guide to User Interface Design – an Introduction to GUI Design Principles and Techniques”, third edition, Wiley Publishing, Inc.

- Nielsen, Jacob (1993). “Usability Engineering”, Academic Press

Módulo 2 / Module 2:

- Symes, Peter (2003). "Digital Video Compression“, McGraw-Hill

- diversos artigos de referência para os codecs respectivos  / Several articles of reference regarding the studied codecs