Métodos Avançados de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03645389
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Módulo I - (50%) Exemplos de aplicação da Análise de Conteúdo, com recurso ao software MAXqda. A avaliação é feita por um trabalho individual: a) Enquadramento teórico do tema, respetivas questões de investigação, justificação das categorias de codificação referidas na alínea d); b) Criar um ficheiro MAXqda, selecionar o corpus (informação própria ou uma notícia(s)/texto(s) da imprensa recolhida on-line); c)Criar o Code System (Sistema de categorias) no MAXqda e codificar.

 

Módulo II- (50%) Resolução/discussão de casos práticos. As metodologias adotadas assentam em: i) exposição e explicitação de conceitos, métodos e técnicas e ii) aplicações páticas, com recurso ao software AMOS. A avaliação: a) Ficha de leitura: 40%; Exame final: 60%. A ficha de leitura centra-se num artigo científico publicado numa revista de circulação internacional sobre o tema abordado nesta parte da unidade curricular. O artigo a analisar é sugerido pelo aluno mas carece da aprovação do docente.

Resultados de Aprendizagem

Módulo I: Análise de conteúdo- tratamento qualitativo e quantitativo dos resultados de uma análise de conteúdo assistida por computador, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, de um software específico - MAXqda® e Excel®.

Módulo II: Modelo de Equações Estruturais (MEE) – formular, estimar e avaliar um MEE, bem como a interpretação da solução obtida. Adicionalmente, devem desenvolver um espírito crítico dos temas abordados com vista a sua aplicação em projetos de investigação futuros.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I: 1.1 Investigação qualitativa, principais procedimentos: Questões de investigação – operacionalização; Construtos, dimensões e indicadores; Análise de Conteúdo: fundamentos, objetivos e domínios de aplicação; Análise de conteúdo assistida por computador; 1.2 Introdução ao MAXqda: Transcrição de entrevistas teoricamente orientada; Construção de uma base de dados em MAXqda; Codificação em MAXqda; 1.3 Outputs: Quadros síntese de respostas; Cruzamentos de indicadores; Gráficos de frequências; Nuvens de palavras; 1.4 Codificação automática com MAXdictio.

 

Módulo II: 2.1 Conceitos fundamentais; 2.2 MEE completo e submodelos; Representação esquemática de um MEE: aspetos a considerar; Formalização geral de um MEE completo; Etapas a percorrer na especificação, estimação e avaliação de um MEE; Principais aspetos que afetam a estimação e avaliação dos MEE; Abordagens de modelização; 2.3 MEE: sua especificação, estimação e avaliação no AMOS; 2.4 Aplicações práticas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ficha de leitura: 40.0%
Exame final: 60.0%

Bibliografia

The Content Analysis Guide Book on Online: http://academic.csuohio.edu/kneuendorf/content/

Forum Qualitative Social Research

http://qualitative-research.net/fqs/

 

Recherches Qualitatives

http://www.recherche-qualitative.qc.ca/cahiers.html

 

Qualitative Sociology Research

http://www.qualitativesociologyreview.org/ENG/archive_eng.php

 

Lisboa, João; Augusto, Mário e Ferreira, Pedro (2012), “Estatística Aplicada à Gestão”, Vida Económica – Editorial, S.A., Porto.

 

Byrne, Barbara M. (2009), “Structural Equation Modeling With AMOS: Basic Concepts, Applications, and Programming”, 2ª Ed., Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, Mahwah, New Jersey.