Comércio Electrónico

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03645212
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Assume-se o conhecimento de conceitos básicos de gestão, e conhecimento de informática (do ponto de vista do utilizador).

Métodos de Ensino

A unidade curricular será leccionada usando métodos expositivos e participativos em aulas que assumem participação relevante dos alunos. Os alunos terão à sua disposição um conjunto de testes de escolha múltipla (disponibilizados pela plataforma de e-learning moodle) bem como fóruns de discussão associados à disciplina e monitorizados pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área, bem como ser capaz de comparar diferentes estratégias tecnológicas de acordo com a área de implantação do negócio.

Estágio(s)

Não

Programa

Trata-se de uma unidade curricular genérica que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão. Programa: 1. Introdução ao E-business e ao comércio electrónico; 1.1. Conceitos introdutórios; 1.2. Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico; 1.3 Infra-estrutura e fundamentos do E-business; 1.4 Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais; 1.5 Tecnologias e aplicações da mesma. 2. Estratégia e aplicações. 2.1 Estratégia para o E-business; 2.2 Aplicações "viradas para o interior" (B2B); 2.3 Aplicações "viradas para o exterior" (B2C); 2.4 Aplicações entre clientes (C2C). 3. Implementação; 3.1 Análise e projecto de sistemas.

Bibliografia

CHAFFEY, Dave — E-business and e-commerce management : strategy implementation, and practice. 4th ed. Harlow : Financial Times/Prentice Hall, 2009. [ed. 2007: BP 339.3 CHA]. FRIEDMAN, Thomas — O mundo é plano : uma história breve do século XXI. Ed. act. e ampl. Lisboa : Actual Editora, 2007. [BP 316.334.2 FRI]. LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2009. 6th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2009. [ed. de 2008: BP 339.3 LAU]. SCHNEIDER, Gary P. — Electronic commerce. 7th annual ed. Boston : Thomson/Course Technology, 2007. [BP 339.3 SCH]. TAPSCOTT, Don ; WILLIAMS, Anthony D. — Wikinomics : a nova economia das multidões inteligentes. Matosinhos : Quidnovi, 2007. [BP 330.1 TAP].