Projecto de Dissertação

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03645367
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho do estudante é supervisionado individualmente pelo orientador ou orientadores, sendo os tempos de contacto e processos de elaboração dos trabalhos os que o estudante e orientador considerarem mais adequados a cada aspeto da investigação que está a ser planeada.

O relatório, resultado desta unidade curricular, depois de validado pela coordenação e por um parecer de um especialista externo à Faculdade é submetido ao Conselho Científico para aprovação e registo do tema de dissertação. Há portanto cinco níveis de filtragem da qualidade do relatório: 1º o estudante; 2º o orientador; 3º a coordenação do doutoramento; 4º um especialista externo à Faculdade; 5º o Conselho Científico da Faculdade. Em cada um destes níveis o relatório pode ser devolvido ao estudante com conselhos e sugestões de reformulação.

A classificação final resulta de uma reunião onde as opiniões da orientação e da coordenação são aferidas tendo em conta os pareceres emitidos.

Resultados de Aprendizagem

A u.c. tem por objetivo a elaboração de um relatório que constitua um projeto de uma dissertação de doutoramento na área do programa. Trata-se da proposta de dissertação, efetuada pelo estudante sob supervisão de um docente (indicado pela coordenação tendo em conta os interesses científicos de ambos). Em geral, este docente virá posteriormente a ser o orientador da dissertação. Esta uc representa um passo muito importante na investigação científica e constitui um ponto de aferição preliminar do desenvolvimento de competências relativas à produção de investigação.

Esta u.c. é dada como opcional na estrutura do programa mas na realidade ela é obrigatória para quem quiser realizar a dissertação e obter o grau de Doutor. Ela está dada como opcional para permitir a um estudante terminar a parte letiva do programa e ficar com um Diploma de Estudos Especializados em Ciência Aplicada à Decisão, mesmo que já não queira concluir a dissertação e obter o grau de Doutor através do programa.

Estágio(s)

Não

Programa

Um primeiro passo será escolher e delimitar o tema da dissertação. Seguidamente o aluno deve elaborar um plano (ou projeto) do trabalho de investigação a realizar.

O relatório final (Projeto de Dissertação) deverá conter os seguintes pontos:

- Título ou tema / participantes

- Resumo em Português e Inglês

- Introdução: Exposição do tema, de aspetos gerais até específicos; Objetivos (gerais e específicos);

Resultados esperados; Pertinência ou relevância; Motivação.

- Revisão do estado da arte: Bibliografia atualizada demonstrativa da originalidade da contribuição e do domínio do tema por parte do aluno.

- Materiais e métodos: O que fazer e o que é necessário para alcançar os objetivos/resultados esperados.

- Exequibilidade: Tempo esperado; Financiamento; Estruturas, etc.

- Cronograma

- Resumo conclusivo

- Referências bibliográficas

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Faria Oliveira Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Não aplicável / Not applicable.