Metodologias em Ciências da Gestão
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2022-2023
01638304
Métodos de Apoio à Decisão
Português
Presencial
TRIMESTRAL
8.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Ensino em sala de aula, consistindo sobretudo em exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-estudante e estudante-docente).
Na exposição de temas e enfatiza-se a motivação dos estudantes através de exemplos concretos, mencionando-se investigação em que o docente, investigadores convidados e ex-alunos recém-doutorados estejam ou tenham estado envolvidos.
Avaliação:
- Trabalho individual sobre um artigo científico, contextualizando-o na área da Ciência Aplicada à Decisão e reflexão sobre os aspetos epistemológicos, éticos e metodológicos da investigação – 100%.
Apesar de não existir formalmente um horário de orientação tutorial, o estudante pode visitar o docente para esclarecer dúvidas, debater algum tema, ou procurar orientação para o trabalho.
Resultados de Aprendizagem
OA1. Conhecer o teor, as origens e a evolução da área da Ciência Aplicada à Decisão.
OA2. Reconhecer o carácter multifacetado da Ciência Aplicada à Decisão, decorrente de múltiplas ruturas epistemológicas.
OA3. Debater a natureza e a validade dos modelos utilizados em Ciência Aplicada à Decisão e seus resultados.
OA4. Questionar os resultados da Ciência Aplicada à Decisão, incluindo aspetos éticos.
OA5. Refletir sobre as opções metodológicas de investigação que se proponha desenvolver.
Estes resultados de aprendizagem contribuem para desenvolver sobretudo a capacidades genéricas de debate e de raciocínio crítico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade curricular debruça-se sobre os aspetos epistemológicos, éticos e metodológicos de um programa de investigação em Ciência Aplicada à Decisão ou de uma intervenção numa situação real. Estudam-se:
1. Teor, origens e evolução da área da Ciência Aplicada à Decisão.
2. Bases epistemológicas da Ciência Aplicada à Decisão.
3. O debate da Investigação Operacional Hard vs. Soft.
4. Modelos, validação de modelos e racionalidade.
5. Avaliação de intervenções e aspetos éticos.
6. Sobre a possibilidade de otimizar. Análises de sensibilidade e de robustez.
7. Discussão de alguns tipos de investigação (inclui a presença de investigadores ou ex-alunos recém- doutorados convidados para debater os seus trabalhos).
Docente(s) responsável(eis)
Rui Pedro Santos Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho individual sobre um artigo científico: 100.0%
Bibliografia
PIDD, M., Tools for thinking, Wiley, 1996.
KEENEY, R, Value-Focused Thinking: a Path to Creative Decisionmaking. Cambridge: Harvard Univ. Press, 1992.
Rosenhead J, J Mingers (eds), Rational Analysis for a problematic world, Wiley, Chichester, 2001. (existe na FEUC)
Outra bibliografia (sobretudo artigos científicos) a disponibilizar oportunamente.