Tese de Doutoramento

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
03639736
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
120.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade científica demonstrada para a prossecução do percurso doutoral confirmada por uma prova de Qualificação Doutoral, após aproveitamento na parte curricular. A Prova de Qualificação baseia-se na apresentação e discussão de um Projeto de Tese perante um júri e decorre em sessão especificamente convocada para o efeito.

Métodos de Ensino

O trabalho de elaboração da Tese, embora supervisionado pelo orientador/a, pressupõe a autonomia de investigação do/a doutorando/a. Implica uma agenda de reuniões regulares e a entrega ensaios, capítulos ou relatórios circunstanciados que comprovem o bom andamento do trabalho de investigação e responda ao plano de trabalho pré-estabelecido.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa o perspetivar o desenvolvimento de uma Tese de Doutoramento como parte da obtenção do grau de Doutor. Obedece aos requisitos para a obtenção do grau de Doutor estipulados no Regulamento dos Doutoramentos pela Universidade de Coimbra (Regulamento nº 78/2007), em especial no que diz respeito às competências e capacidades enumeradas na Secção I, Artigo 1º.

No que diz respeito às competências no domínio genérico da Sociologia com menção particular em Cidades e Culturas Urbanas, na elaboração da Tese, esta uc procura assegurar resultados que comprovem uma formação avançada, científica, técnica e de intervenção em torno da agenda urbana mundial, do seu desenvolvimento e dos seus limites e incongruências sociopolíticos, num espectro alargado de contextos espaciais e temporais.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos da uc são definidos entre o/a orientador/a e o/a orientando/a. O objetivo central é o de alcançar  uma tese que observe a necessidade de ser inovadora e que represente um contributo inédito para o campo disciplinar. Por isso desde o inicio dos trabalhos é preciso definir com clareza o objeto de estudo, o respetivo quadro teórico, os procedimentos metodológicos e mesmo os possíveis resultados a alcançar.  Os contornos gerais da pesquisa, incluindo a escrupulosa observância do calendário,  devem ser cumpridos com o máximo rigor, para o que é crucial o respeito mútuo entre estudante e orientador/a.a relação de trabalho entre orientador/a e orientando/a.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos José Cândido Guerreiro Fortuna

Métodos de Avaliação

Avaliação
outra: 100.0%

Bibliografia

NA