Dissertação de Mestrado
2
2019-2020
02350914
Geografia Física
Português
Presencial
54.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Acompanhamento individual e contínuo dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se consolidar as competências adquiridas ao longo do 1.º ano de mestrado e desenvolver outras, de investigação, baseadas em instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos, aplicadas a um estudo de caso ou a um problema identificado. Apesar de se tratar de um trabalho acompanhado, os mestrandos devem demonstrar capacidade de trabalho, de inovação e de autonomia, realizando, deste modo, um trabalho atual, original e crítico que constitua um avanço no conhecimento científico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Embora os conteúdos programáticos possam ser adaptados de acordo com os temas de investigação dos alunos, deverão, em articulação com o(s) orientador(es) desenvolver os seguintes tópicos:
- Identificar de forma precisa o(s) objetivo(s)/ problema(s) a investigar
- Recolher e analisar a bibliografia relevante
- Definir hipóteses de trabalho ou questões de partida
- Selecionar e aplicar metodologias adequadas à investigação
- Recolher, organizar, analisar e interpretar os resultados
- Escrever a Dissertação.
Docente(s) responsável(eis)
Adélia Jesus Nobre Nunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
Bibliografia geral:
Knight, J. (2018). Research Methods in Physical Geography. Taylor & Francis Ltd, United Kingdom, 416p.
Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL.
Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Soares, A. (2014). Geoestatística para as Ciências da Terra e do Ambiente. IST - Instituto Superior Técnico (ed.), 3.ª Ed., 232p.
Bibliografia específica:
A bibliografia específica depende de cada um dos temas a desenvolver pelos alunos. / The specific bibliography varies according to the research topics chosen by students for their theses.