Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748066
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes deverão ter completado com sucesso a parte curricular do curso de Mestrado (1º e 2º Semestre do 1º ano), correspondente a 60 ECTS, onde adquiriram conhecimentos nos domínios da metodologia e estatística (áreas instrumentais) aplicada à investigação em educação e formação de adultos e intervenção comunitária, e nas diferentes uc(s) que actualizam temáticas diversas relativas aos subdomínios/destinatários/contextos abrangidos.

Métodos de Ensino

Acompanhamento tutorial (presencial) dos mestrandos ao longo do processo de preparação da dissertação de mestrado, podendo este englobar as seguintes componentes:

1) Participação em seminários que contribuam para actualização da temática a tratar ou ainda para aprender técnicas específicas recolha, análise e interpretação de dados científicos;

2) Reuniões periódicas com o orientador para acompanhamento, por parte deste, do trabalho desenvolvido pelo mestrando.

Resultados de Aprendizagem

A orientação da tese de mestrado tem como objectivo principal proporcionar aos mestrandos a aquisição de competências gerais,necessárias à condução (orientada) de um projecto de investigação relativamente autónomo na área da ed.e for. de adultos e interv. comum..

Comp.específicas:

Treino na gestão autónoma do processo de inv.;domínio das metodologias e das técnicas de recolha e análise de dados utilizadas;domínio da revisão teórica e da escrita científica;domínio dos procedimentos éticos associados à inv. científica em educação;contacto com os procedimentos associados à publicação de artigos científicos em revistas da especialidade

Competências transversais:

Comunicação com a comunidade científica e educativa/formativa,e com a sociedade em geral,utilizando diversos suportes;Leitura e síntese crítica da informação científica continuamente produzida neste domínio de especialidade;Preparação de uma apresentação pública sucinta de um trabalho científico;Domínio do trabalho em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa será estabelecido pelo(s) orientador(es) da dissertação em função  do objecto de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regulamento do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da FPCEUC: 100.0%

Bibliografia

Não se aplica/ Does not apply.