Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02466646
Área Científica
Medicina Legal e Ciências Forenses
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Consideram-se como pré-requisitos todos os já indicados para as diferentes unidades curriculares do curso e as aptidões e conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares deste curso.

Métodos de Ensino

Durante o trabalho de pesquisa o aluno será encorajado a desenvolver um trabalho cientifico de excelência. Para o efeito, o aluno será acompanhado, com regularidade, pelos seus orientadores, que o ajudarão na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos proposto – pesquisa tutorial.Objetivo orientar os alunos no desenvolvimento da dissertação de mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projetos de investigação nesta área científica.

Resultados de Aprendizagem

Promover uma formação pós-graduada multidisciplinar qualificada no âmbito da Medicina Legal e Ciências Forenses a licenciados em diferentes áreas e formações académicas, proporcionando-lhes uma formação técnico-científica que lhes permita uma actuação eficaz e adequada nas áreas da Medicina Legal e Ciências Forenses.
Incentivar a curiosidade pela investigação científica nas áreas estudadas e disponibilizar acompanhamento que possibilite, em concreto, actividade de investigação. Desenvolver a investigação em disciplinas clínicas, laboratoriais e outras de aplicação forense. Fomentar a inter-relação entre conhecimentos e conteúdos da Medicina Legal e de outras áreas disciplinares do âmbito das Ciências Jurídicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais.
Pesquisa e trabalho de campo para realização de monografia a apresentar em provas públicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Este mestrado apenas permite definir um programa com matérias relacionadas com as Ciências Forenses.Com efeito, mais importante que a transmissão de novos conhecimentos procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão da dissertação de mestrado. Deste modo, assenta-se num trabalho desenvolvido a nível individual com supervisão e no final apresentado em provas públicas. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se algumas das diversas partes constituintes de uma dissertação de mestrado:

1. Introdução: da revisão de literatura ao problema e objectivos de investigação;

2. Método: delineamento, participantes, instrumentos, variáveis, procedimento, análises;

3. Análise de dados e resultados;

4. Discussão e conclusões;

5. Referências bibliográficas e anexos

6. Preparação para defesa oral.

Docente(s) responsável(eis)

Duarte Nuno Pessoa Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Defesa pública da tese, perante um Júri previamente aprovado pela Faculdade.A dissertação deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito, a apresentação e a defesa pública: 100.0%

Bibliografia

Depende dos trabalhos em curso e com orientação tutorial, portanto extremamente variável. No entanto, terá obviamente de ser a utilizada na tese. / It depends on the research work in progress and tutoring, so highly variable. However, obviously it needs to be used in the thesis.