Medição de Resultados em Saúde

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02004323
Área Científica
Economia/Estatística/Direito/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de melhor compreender o que se entende por sistema de saúde. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é a que resultar da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver o conhecimento e a compreensão a um nível aprofundado sobre a medição em saúde, incluindo a teoria e fundamentos que lhe são subjacentes. Além disto, pretende analisar criticamente medidas em saúde em função da sua adequação, relevância e aplicabilidade no contexto da prática clínica e da investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Medição em saúde

Necessidade em saúde

Conceitos de saúde, estado de saúde e qualidade de vida

Modelos conceptuais e de medição

Qualidade de vida relacionada com a saúde

Medidas genéricas

Critérios de qualidade dos instrumentos de medição em saúde

Aplicações dos questionários de saúde

Escolha de instrumentos de medição em saúde

Tradução, validação cultural e equivalência intercultural

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final é a que resultar da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.: 100.0%

Bibliografia

Bowling A. Measuring health: a review of quality of life measurements scales. Buckingham: Open University Press, 1994.

Donabedian A. Explorations in quality assessment and monitoring. Ann Harbor: Health Administration Press, 1980.

OMS – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Lisboa: Direcção Geral de Saúde, 2004.

Wilkin D, Halla L, Doggett M-A. Measure of need and outcome for primary health care. Oxford: Oxford University Press, 1994.