Avaliação Económica 2

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02004312
Área Científica
Economia/Estatística/Direito/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Neste curso propõe-se uma metodologia de ensino mista durante o processo de aprendizagem. Em partes específicas do programa será de tipo mais passivo, em que o professor apresenta os assuntos de âmbito teórico, suportados por bibliografia pré-selecionada e noutra parte será mais ativa, onde os estudantes poderão discutir e apresentar os resultados das suas leituras específicas sobre as matérias relacionadas com os tópicos do curso. Um importante objetivo neste processo de aprendizagem é de que os alunos sejam capazes de desenhar e desenvolver metodologias de avaliação económica aplicadas a programas ou projetos na área da saúde, e por tal, a avaliação fundamental do processo de aprendizagem será o desenho e o desenvolvimento de um método de avaliação económica aplicado a um programa ou projeto na área da saúde.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão ser capazes de desenhar e de desenvolver qualquer um dos métodos de avaliação económica aplicados a programas e a projetos na área da saúde. Deverão também conhecer os problemas específicos relacionados com a aplicação das diferentes metodologias nomeadamente: os métodos de medida e de valorização dos custos de capital, a distribuição de custos e de benefícios ocorridos em diferentes períodos tempo, o uso de escalas de qualidade de vida, a estimativa das utilidades no cálculo dos QALY`S, a atribuição de valores monetários aos resultados em saúde. Outro dos resultados esperados com a aprendizagem é de que os alunos sejam capazes de efetuar uma avaliação crítica de estudos de avaliação económica, aplicados às decisões no sector da saúde, compreendendo igualmente as suas limitações.

Estágio(s)

Não

Programa

Os temas tratados incluem: Os fundamentos teóricos da avaliação económica de programas de saúde. A Análise de Custos (AC) e os problemas específicos relacionados com a sua estimativa. A Análise Custo-Efetividade (ACE) e o desenho de um estudo tipo; os problemas relacionados com o uso das escalas de qualidade de vida na ACE. A Análise Custo-Utilidade (ACU) e o desenho de um estudo tipo ACU; as utilidades, valores e preferências; os sistemas de classificação multiatributivos da utilidade dos estados de saúde; os Anos de Vida ajustados pela Qualidade (AVAQ`s). A Análise Custo Benefício (ACB); a atribuição de valores monetários aos resultados em saúde; o método da disposição a pagar e os problemas com o seu uso. Os elementos a considerar na análise crítica de um estudo de avaliação económica. As limitações das técnicas de avaliação económica no processo de decisão.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
a avaliação fundamental do processo de aprendizagem será o desenho e o desenvolvimento de um método de avaliação económica aplicado a um programa ou projeto na área da saúde.: 100.0%

Bibliografia

DRUMMOND, Michael F.; MCGUIRE, Alistair - Economic evaluation in health care: merging theory with practice. Oxford: Oxford University Press, 2001.

ELLIOTT, Rachel; PAYNE, Katherine - Essentials of economic evaluation in healthcare. London: Pharmaceutical Press, 2005. [BP 614 ELL].

METHODS for the economic evaluation of health care programmes. Michael F. Drummond [et al.]. 3rd ed.. Oxford: Oxford University Press, 2005. [ed. de 1995 BP 614 DRU].

Silva EA, Pinto GV, Sampaio C. Pereira J. Drummond M. Trindade R. - Orientações metodológicas para estudos de avaliação económica de medicamentos. Lisboa: Ministério da Saúde, Infarmed, 1999.