Projecto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03000692
Área Científica
Engenharia de Segurança ao Incêndio
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplinas do 1.º semestre do 1.º ano do Doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio e Mestrado em Segurança aos Incêndios Urbanos.

Métodos de Ensino

Estágio em empresas ou instituições de investigação, incluindo obviamente e em primeira instância os laboratórios da Universidade de Coimbra (UC) que possam oferecer um enquadramento de referência para as matérias que se pretendem tratar durante a fase de investigação.

Levantamento e análise de documentação relevante sobre o tema da dissertação e elaboração dum estado da arte.

Avaliação a partir da informação existente dos diferentes recursos existentes para a realização da investigação para a tese de doutoramento ao nível financeiro, humano, informático, experimental e bibliográfico.

Todas as fases do projecto de tese poderão ser acompanhadas pelo orientador.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular será elaborado um documento com a supervisão do futuro orientador da tese. Numa primeira fase o aluno fará um levantamento sobre as possibilidades de desenvolvimento que são oferecidas na Universidade de Coimbra dentro da área temática escolhida. Esta fase pode ainda incluir um curto estágio numa empresa ou instituição que possa oferecer um enquadramento de referência para as matérias que se pretendem tratar durante a investigação.

Numa fase seguinte o aluno fará um levantamento e análise de documentação relevante sobre o tema com vista à redacção de um documento onde deverá justificar a escolha do tema e importância deste para o conhecimento na área específica de trabalho. Fará, ainda, um levantamento do estado da arte, descreverá o(s) problema(s) que pretende solucionar, as possíveis técnicas ou metodologias para resolver esse(s) problema(s), uma estimativa dos resultados que pretende obter e os métodos científicos que usará para obter esses resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

Depende do tema de investigação do candidato na área da Engenharia de Segurança aos Incêndios. Os conteúdos programáticos serão definidos caso a caso em conjunto entre o aluno, o seu futuro orientador e o coordenador do programa doutoral, se necessário.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Correia Rodrigues

Métodos de Avaliação

Final
A avaliação final será feita em provas públicas perante um júri composto por três a cinco professores com a composição definida nos regulamentos dos cursos de terceiro ciclo da UC: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia diversa na área da Segurança Contra Incêndio. Diverse Bibliography in the area of Fire Safety.