Seminário de Tópicos de Gestão para o Século XXI
0
2021-2022
02662057
Gestão
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino usadas neste curso envolvem a exposição de conteúdos e a geração de soluções para vários problemas de ‘high tech marketing’/new social media e branding.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende desenvolver competências sobre dois temas prementes no âmbito do marketing: (1) a gestão de marcas e (2) o marketing de produtos de alta tecnologia e os novos media.
1) O sucesso da gestão de uma marca depende de uma perspetiva mais equilibrada na qual os clientes e os empregados sejam considerados como stakeholders chave. É uma perspetiva integrada de modo a que de cada contato com os clientes resulte uma promessa da marca. Como tal, este curso é dirigido à necessidade de encontrar caminhos para a caracterização das marcas, no âmbito de uma visão alargada, sendo adotada uma aproximação estratégica para assegurar o crescimento da marca.
2) Proporcionar uma compreensão crítica do Marketing de produtos de alta tecnologia e de como isso difere do marketing de outros produtos, bem como dos novos media; ajudar os participantes a desenvolver estratégias de marketing para produtos/serviços de alta tecnologia e que tenham em conta os novos media.
Estágio(s)
NãoPrograma
1)
• Apreciação das táticas de gestão de marcas
• Capacidade de desenvolvimento estratégico de marcas
• Compreender o modo como é caraterizada a natureza de uma marca
• Possuir confiança na habilidade de diferenciar uma marca das suas marcas concorrentes
• Apreciar o modo de desenvolvimento do valor adicional opcional para as marcas
• Desenvolver a capacidade de avaliação do grau com se que utiliza de forma integrada os recursos disponíveis para desenvolver uma marca
• Compreender como conceber uma visão lata da marca
2)
• O aparecimento dos novos media
• Criação de valor com os novos media
• Segmentação de Mercado
• Estratégia de marketing para novos media
• Plataformas de Produto
• Tecnologia Disruptiva
• Atravessando o fosso
• Comunicação de marketing com os novos media
• Modelos de negócio baseados nos novos media
• Estratégias multi-canal
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho prático: 100.0%
Bibliografia
de Chernatony, Leslie (2010) From Brand Vision to Brand Evaluation. Oxford: Butterworth-Heinemann. de Chernatony, Leslie; McDonald, Malcolm; Wallace, Elaine (2011) Creating Powerful Brands. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Mohr, J. et al (2004), “Marketing of High-Technology Products and Innovations”, Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ.
Moriarty, Roland T & Thomas J Kosnik (1989), “High Tech Marketing: Concepts, Continuity and Change”, Sloan Management Review, 7, Summer, 7-17
Moore, G.A., 1998. “Crossing the Chasm”, Capstone Publishing Ltd, Oxford.