Seminário de Tópicos de Gestão para o Século XXI

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662057
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino usadas neste curso envolvem a exposição de conteúdos e a geração de soluções para vários problemas de ‘high tech marketing’/new social media e branding.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende desenvolver competências sobre dois temas prementes no âmbito do marketing: (1) a gestão de marcas e (2) o marketing de produtos de alta tecnologia e os novos media.

1) O sucesso da gestão de uma marca depende de uma perspetiva mais equilibrada na qual os clientes e os empregados sejam considerados como stakeholders chave. É uma perspetiva integrada de modo a que de cada contato com os clientes resulte uma promessa da marca. Como tal, este curso é dirigido à necessidade de encontrar caminhos para a caracterização das marcas, no âmbito de uma visão alargada, sendo adotada uma aproximação estratégica para assegurar o crescimento da marca.

2) Proporcionar uma compreensão crítica do Marketing de produtos de alta tecnologia e de como isso difere do marketing de outros produtos, bem como dos novos media; ajudar os participantes a desenvolver estratégias de marketing para produtos/serviços de alta tecnologia e que tenham em conta os novos media.

Estágio(s)

Não

Programa

1)

• Apreciação das táticas de gestão de marcas

• Capacidade de desenvolvimento estratégico de marcas

• Compreender o modo como é caraterizada a natureza de uma marca

• Possuir confiança na habilidade de diferenciar uma marca das suas marcas concorrentes

• Apreciar o modo de desenvolvimento do valor adicional opcional para as marcas

• Desenvolver a capacidade de avaliação do grau com se que utiliza de forma integrada os recursos disponíveis para desenvolver uma marca

• Compreender como conceber uma visão lata da marca

2)

• O aparecimento dos novos media

• Criação de valor com os novos media

• Segmentação de Mercado

• Estratégia de marketing para novos media

• Plataformas de Produto

• Tecnologia Disruptiva

• Atravessando o fosso

• Comunicação de marketing com os novos media

• Modelos de negócio baseados nos novos media

• Estratégias multi-canal

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho prático: 100.0%

Bibliografia

de Chernatony, Leslie (2010) From Brand Vision to Brand Evaluation. Oxford: Butterworth-Heinemann. de Chernatony, Leslie; McDonald, Malcolm; Wallace, Elaine (2011) Creating Powerful Brands. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Mohr, J. et al (2004), “Marketing of High-Technology Products and Innovations”, Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ.

Moriarty, Roland T & Thomas J Kosnik (1989), “High Tech Marketing: Concepts, Continuity and Change”, Sloan Management Review, 7, Summer, 7-17

Moore, G.A., 1998. “Crossing the Chasm”, Capstone Publishing Ltd, Oxford.