Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662609
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Apresentação dos conteúdos essenciais do programa e exemplos de estudo, num ambiente de discussão com os alunos (os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes ações de comunicação aplicada à comunicação integrada de marketing). A cada aluno será atribuída uma classificação relativamente ao seu aproveitamento global, e será expressa segundo a escala numérica de zero a vinte valores

Resultados de Aprendizagem

1) Compreender os fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca e saber pôr em prática esses conhecimentos.

2) Apreender o papel da estratégia de comunicação e o seu enquadramento com o marketing;

3) Entender os princípios de construção de uma marca, o seu lançamento e gestão.

4) Desenvolver um pensamento estratégico de comunicação como resposta ao solicitado pela estratégia de marketing;

5) Gerir os elementos de identificação de oportunidades de negócio;

6) Conceber e implementar uma estratégia de comunicação;

7) Conhecer as principais características de uma comunicação eficaz;

8) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos de análise do processo de comunicação e criação publicitária;

9) Desenvolver a análise crítica sobre projetos, estratégias de comunicação, e o espírito de empreendedorismo dos alunos;

10) Aprofundar as principais tendências do mercado, marketing e comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

Com a profusão das mensagens e promessas publicitárias é cada vez mais difícil surpreender um conjunto de indivíduos, seduzir consumidores. A eficácia do esforço de comunicação depende da qualidade da sua estratégia. Os principais tópicos são: 1) o planeamento estratégico: fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca, insightologia 2.0, o posicionamento: “onde estou – estamos -, e para onde posso/devo – podemos/devemos – ir”; 2) a marca: Identidade, imagem e valor de marca, brand equity, o posicionamento em comunicação; 3) criatividade: da estratégia de comunicação à estratégia criativa, a criatividade como ferramenta para a inovação, processo criativo, as regras de ouro da criatividade para gerar ideias; 4) atelier: casos práticos, análise de exemplos de sucesso/insucesso, resolução de casos práticos. Isto inclui um ‘laboratório’ com exemplos, exercícios, análise de comunicações reais e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
A apreciação contínua do desempenho participativo dos alunos nas aulas e assiduidade : 40.0%
Um trabalho de projeto, de grupo – ou individual - definido por fases e a executar equitativamente durante o período de não-contacto e durante a aula, com apresentações intercalares: 60.0%

Bibliografia

CANTON, James - Sabe o que vem aí: as principais tendências que redesenharão o mundo. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2008.

CONSUMER insight: how to use data and market research to get closer to your customer. Ed. Merlin Stone, Alison Bond and Bryan Foss. London: Kogan Page, 2004.

LAERMER, Richard; SIMMONS, Mark - Punk marketing: junta-te à revolução. Lisboa: Lua de Papel, 2008.

OLINS, Wally - A marca. Lisboa: Editorial Verbo, 2005.

PUBLICITOR: comunicação 360º online-ofline. 7ª ed.. Bernard Brochand [et al.]. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2010. [Ed. 1999: BP 658.8 PUB]

RAINEY, M. T. - The planning context. In HOW to plan advertising. Ed. Alan Cooper. 2nd rev. ed.. [London?]: Cencage Learning, 2001.

STELL, Jon - Truth, lies, and advertising: the art of account planning. Chichester: John Wiley & Sons, 1998.

SUNZI - A arte da guerra. 8ª ed. comentada. Lisboa: Coisa de Ler, 2011. [Ed. 2002: BP 355 SUN]