Comunicação
0
2021-2022
02662609
Gestão
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação dos conteúdos essenciais do programa e exemplos de estudo, num ambiente de discussão com os alunos (os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes ações de comunicação aplicada à comunicação integrada de marketing). A cada aluno será atribuída uma classificação relativamente ao seu aproveitamento global, e será expressa segundo a escala numérica de zero a vinte valores. A avaliação é contínua, que se expressa em 2 tópicos de exigência:
1) A apreciação contínua do desempenho participativo dos alunos nas aulas e assiduidade (40%);
2) Um trabalho de projeto, de grupo (60%).
Resultados de Aprendizagem
1) Compreender os fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca e saber pôr em prática esses conhecimentos.
2) Apreender o papel da estratégia de comunicação e o seu enquadramento com o marketing;
3) Entender os princípios de construção de uma marca, o seu lançamento e gestão.
4) Desenvolver um pensamento estratégico de comunicação como resposta ao solicitado pela estratégia de marketing;
5) Gerir os elementos de identificação de oportunidades de negócio;
6) Conceber e implementar uma estratégia de comunicação;
7) Conhecer as principais características de uma comunicação eficaz;
8) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos de análise do processo de comunicação e criação publicitária;
9) Desenvolver a análise crítica sobre projetos, estratégias de comunicação, e o espírito de empreendedorismo dos alunos;
10) Aprofundar as principais tendências do mercado, marketing e comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Com a profusão das mensagens e promessas publicitárias é cada vez mais difícil surpreender um conjunto de indivíduos, seduzir consumidores. A eficácia do esforço de comunicação depende da qualidade da sua estratégia. Os principais tópicos são:
1) O planeamento estratégico: fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca, insightologia 2.0, o posicionamento: “onde estou – estamos -, e para onde posso/devo – podemos/devemos – ir”;
2) A marca: Identidade, imagem e valor de marca, brand equity, o posicionamento em comunicação;
3) Criatividade: da estratégia de comunicação à estratégia criativa, a criatividade como ferramenta para a inovação, processo criativo, as regras de ouro da criatividade para gerar ideias;
4) Atelier: casos práticos, análise de exemplos de sucesso/insucesso, resolução de casos práticos. Isto inclui um ‘laboratório’ com exemplos, exercícios, análise de comunicações reais e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Stone, Merlin; Bond, Alison; Foss, Bryan (2004) Consumer Insight: How to use data and market research to get closer to your customer, Kogan Page Limited.
Tsu, Sun (2009) A arte da guerra, Lisboa Relógio De Água
Steel, J. Truth; Lies and Advertising: The Art of Account Planning, Wiley (March 13, 1998)
O'Malley, D. (1998). Account Planning - An American Perspective. Em John Philip Jones (Ed.) The Advertising Business. Sage Publications.
Rainey, M. T. (1997). The planning context. in Alan Cooper (Ed.), How to Plan Advertising. London
Cassel. Lendrevie, J. Baynast, A. Dionísio, P. Rodrigues, J. et al (1999), Publicitor: Comunicação 360º, Lisboa: Pub. Dom Quixote.
Olins, W. (2005) A Marca, Lisboa: Ed.Verbo. Canton, J. (2008), Sabe o que vem aí? As principais tendências que redesenharão o mundo", Editorial Bizâncio, (ISBN 978-972-53-0386-3);
Laermer, R. Simmons, M. (2008), Punk Marketing: Junta-te à revolução, Edições Asa, Lua de papel, (ISBN 978-989-23-0074-0)