Comunicação
0
2019-2020
02662609
Gestão
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Apresentação dos conteúdos essenciais do programa e exemplos de estudo, num ambiente de discussão com os alunos (os alunos terão a oportunidade de analisar diferentes ações de comunicação aplicada à comunicação integrada de marketing). A cada aluno será atribuída uma classificação relativamente ao seu aproveitamento global, e será expressa segundo a escala numérica de zero a vinte valores
Resultados de Aprendizagem
1) Compreender os fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca e saber pôr em prática esses conhecimentos.
2) Apreender o papel da estratégia de comunicação e o seu enquadramento com o marketing;
3) Entender os princípios de construção de uma marca, o seu lançamento e gestão.
4) Desenvolver um pensamento estratégico de comunicação como resposta ao solicitado pela estratégia de marketing;
5) Gerir os elementos de identificação de oportunidades de negócio;
6) Conceber e implementar uma estratégia de comunicação;
7) Conhecer as principais características de uma comunicação eficaz;
8) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos de análise do processo de comunicação e criação publicitária;
9) Desenvolver a análise crítica sobre projetos, estratégias de comunicação, e o espírito de empreendedorismo dos alunos;
10) Aprofundar as principais tendências do mercado, marketing e comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Com a profusão das mensagens e promessas publicitárias é cada vez mais difícil surpreender um conjunto de indivíduos, seduzir consumidores. A eficácia do esforço de comunicação depende da qualidade da sua estratégia. Os principais tópicos são: 1) o planeamento estratégico: fundamentos do planeamento estratégico aplicado à comunicação de marca, insightologia 2.0, o posicionamento: “onde estou – estamos -, e para onde posso/devo – podemos/devemos – ir”; 2) a marca: Identidade, imagem e valor de marca, brand equity, o posicionamento em comunicação; 3) criatividade: da estratégia de comunicação à estratégia criativa, a criatividade como ferramenta para a inovação, processo criativo, as regras de ouro da criatividade para gerar ideias; 4) atelier: casos práticos, análise de exemplos de sucesso/insucesso, resolução de casos práticos. Isto inclui um ‘laboratório’ com exemplos, exercícios, análise de comunicações reais e o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
A apreciação contínua do desempenho participativo dos alunos nas aulas e assiduidade : 40.0%
Um trabalho de projeto, de grupo – ou individual - definido por fases e a executar equitativamente durante o período de não-contacto e durante a aula, com apresentações intercalares: 60.0%
Bibliografia
CANTON, James - Sabe o que vem aí: as principais tendências que redesenharão o mundo. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2008.
CONSUMER insight: how to use data and market research to get closer to your customer. Ed. Merlin Stone, Alison Bond and Bryan Foss. London: Kogan Page, 2004.
LAERMER, Richard; SIMMONS, Mark - Punk marketing: junta-te à revolução. Lisboa: Lua de Papel, 2008.
OLINS, Wally - A marca. Lisboa: Editorial Verbo, 2005.
PUBLICITOR: comunicação 360º online-ofline. 7ª ed.. Bernard Brochand [et al.]. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2010. [Ed. 1999: BP 658.8 PUB]
RAINEY, M. T. - The planning context. In HOW to plan advertising. Ed. Alan Cooper. 2nd rev. ed.. [London?]: Cencage Learning, 2001.
STELL, Jon - Truth, lies, and advertising: the art of account planning. Chichester: John Wiley & Sons, 1998.
SUNZI - A arte da guerra. 8ª ed. comentada. Lisboa: Coisa de Ler, 2011. [Ed. 2002: BP 355 SUN]