Liderança e Motivação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661479
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Ao utilizar uma metodologia participativa, esta unidade curricular procura criar condições para que os alunos saibam utilizar de uma forma crítica a informação dada em contextos teóricos. Em particular, estudos de caso são analisados e discutidos para facilitar a real partilha de informação de modo a promover o desenvolvimento de competências profissionais na base de uma utilização adequada do conhecimento relativo aos assuntos em causa.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar os estudantes para uma melhor compreensão das questões da liderança e motivação de pessoas e equipas.

Espera-se que ao completar com êxito esta unidade curricular o estudante seja capaz de:

a) identificar as várias abordagens à liderança e reconhecer os contextos em que cada uma se revela mais adequada.

b) compreender as equipas enquanto sistema dinâmico e evolutivo e reconhecer as estratégias mais eficazes relacionadas com a construção e desenvolvimento de equipas.

c)  reconhecer a importância dos comportamentos do líder em contexto de mudança e de crise.

d) adaptar as estratégias de motivação às necessidades e características das pessoas e das equipas.

e) identificar as estratégias de recompensa mais eficazes e reconhecer a importâncias do alinhamento da compensação com a estratégia e cultura da organização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O papel do líder nas organizações

2. Abordagem contingencial da liderança

3. Novas abordagens à liderança

4. Liderança e desenvolvimento de equipas

5. Liderar em contexto de mudança e de crise

6. Teorias da motivação e sua articulação com a prática organizacional

7. Motivação, desempenho e gestão de recompensas

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Cristina Dórdio Dimas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Hughes, R., Ginnett, R., & Curphy, G. (2019). Leadership: Enhancing the lessons of experience. 9th Edition. McGraw-Hill.

Latham, G. P. (2012). Work Motivation: History, Theory, Research and Practice. 2nd edition. Sage.

Northouse, P. G. (2016). Leadership Theory and Practice, 7th Edition. Sage Publications.

Pinder, C. (2008). Work Motivation and Organizational Behaviour. 2nd edition. New York: The Psychology Press.

Robbins, J. & Judge, T. (2017). Organizational Behavior. 17th edition. McGraw Hill.

Yukl, G. A. (2020). Leadership in organizations. 9th edition. Pearson.