Sistemas de Informação Geográfica II

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662592
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos mínimos para uma experiência sem sobressaltos com esta unidade curricular são equivalentes aos leccionados nas unidades curriculares introdutórias de informática das diferentes licenciaturas da FEUC. Neste contexto destacam-se os conhecimentos sobre utilização de sistemas operativos gráficos e os conhecimentos teóricos e práticos sobre a utilização de aplicações informáticas no desenho e exploração de pequenas estruturas de dados. Alguns conhecimentos das unidades curriculares de introdução aos sistemas de informação, nomeadamente os tópicos de análise de dados, mostram-se igualmente relevantes no âmbito desta cadeira.

Métodos de Ensino

Os conhecimentos teóricos serão ministrados em aulas de exposição oral sobre os assuntos fundamentais relacionados com a área dos sistemas de informação geográfica. Estas matérias são integralmente cobertas pelos livros propostos na bibliografia. As aulas com teor mais prático são laboratoriais e os/as alunos/as, organizados/as em grupo de 2 a 3 elementos, têm acesso permanente a um computador pessoal onde podem seguir, em regime de utilização assistida pelo docente, os exemplos de aplicação sobre cada secção do programa prático da disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular concentra-se no estudo dos sistemas de informação geográfica, nas suas características e nos seus diferentes enquadramentos no mundo real das organizações. Espera-se que os/as alunos/as adquiram os conhecimentos necessários para desenvolver um projecto usando a tecnologia SIG para representar estruturadamente informação com fortes componentes espaciais e conseguir usar esse desenvolvimento para obter resultados analíticos, comunicados intuitivamente ao utilizador através das poderosas ferramentas gráficas que esta tecnologia disponibiliza.

Estágio(s)

Não

Programa

Após os contactos com cadeiras básicas de informática e com uma cadeira introdutória na área dos Sistemas de Informação Geográfica, esta unidade curricular concentra-se no aprofundamento do estudo deste tipo de sistema de informação com uma implantação e importância cada vez mais relevantes no mundo real das organizações. O programa inclui a abordagem aos princípios teóricos e práticos necessários para explorar uma ampla gama de ferramentas de análise e processamento de informação espacial habitualmente incluídas nestes sistemas. Programa: 1- O processamento e análise de informação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 2- O Software ESRI ArcGIS (v9) – ArcMap, ArcCatalog e ArcToolbox 3 - Exploração da ArcToolbox: 3D Analyst, Network Analyst e Spatial Analyst. 4- Desenvolvimento de Caso de Estudo. (NOTA: Será publicada na WebOnCampus uma versão desenvolvida do Programa).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

MATOS, João Luís de - Fundamentos de informação geográfica. 5ª ed. act. e aument.. Lisboa: Lidel, 2008. [BP 519.6 MAT]. MILLER, Fred L. - GIS tutorial for marketing [em linha]. Redlands : ESRI Press, 2007. [BP658.8 MIL] Disponível em: http://gis.esri.com/esripress/display/index.cfm?fuseaction=display&websiteID=120&moduleID=11.