Pesquisa de Mercado

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02662716
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utilizada na disciplina envolve a exposição de conteúdos num laboratório de informática em que, paralelamente, se analisam com a ajuda do software de estatística SPSS várias bases de dados e se discutem implicações para a tomada de decisão em marketing.

Resultados de Aprendizagem

No final do curso os alunos devem ter adquirido as competências necessárias para analisar dados quantitativos resultantes de estudos de mercado e, assim, auxiliar a tomada de decisão em marketing. Em particular, procura-se desenvolver competências em áreas como a segmentação de compradores bem como a compreensão das atitudes e comportamentos dos compradores, nomeadamente com a redução de dados e a identificação de aspetos que de forma estatisticamente significativa contribuem para explicar determinados comportamentos.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina apresenta um conjunto de técnicas estatísticas multivariadas de análise de dados que são importantes em marketing, incluindo a análise de clusters hierárquica, K-means cluster analysis, análise fatorial e a regressão linear.

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%

Bibliografia

Malhotra, Naresh K. (2019), Marketing Research: An Applied Orientation, 7th Ed, Prentice-Hall.