Pesquisa de Mercado
1
2021-2022
02662716
Gestão/Marketing
Português
Presencial
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Marketing estratégico.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino utilizada na disciplina envolve a exposição de conteúdos num laboratório de informática em que, paralelamente, se analisam com a ajuda do software de estatística SPSS várias bases de dados e se discutem implicações para a tomada de decisão em marketing.
Resultados de Aprendizagem
No final do curso os alunos devem ter adquirido as competências necessárias para analisar dados quantitativos resultantes de estudos de mercado e, assim, auxiliar a tomada de decisão em marketing. Em particular, procura-se desenvolver competências em áreas como a segmentação de compradores bem como a compreensão das atitudes e comportamentos dos compradores, nomeadamente com a redução de dados e a identificação de aspetos que de forma estatisticamente significativa contribuem para explicar determinados comportamentos.
Estágio(s)
NãoPrograma
A disciplina apresenta um conjunto de técnicas estatísticas multivariadas de análise de dados que são importantes em marketing, incluindo a análise de clusters hierárquica, K-means cluster analysis, análise fatorial e a regressão linear.
Docente(s) responsável(eis)
Filipe Jorge Fernandes Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Regime de avaliação mista.: 100.0%
Bibliografia
Malhotra, Naresh K. (2008), Marketing Research: An Applied Orientation, 5th Ed, Prentice-Hall.