Marketing Relacional

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02662705
Área Científica
Gestão/Marketing
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

O marketing relacional pretende assumir-se como uma nova visão do marketing apostada em criar valor para os stakeholders e em garantir a lealdade dos clientes. Neste curso pretende-se perceber a essência desta abordagem e entender os seus contributos para uma estratégia de marketing mais efetiva, e para a criação de uma carteira de clientes altamente lucrativa, baseada numa perspetiva de longo prazo. O programa que ora se apresenta, assenta no pressuposto de que seus os participantes possuem uma formação básica em marketing. Como resultado final, os participantes deverão exibir uma nova visão do marketing, assente na criação de relações estáveis, duradouras e reciprocamente vantajosas entre as empresas e os seus clientes.

Estágio(s)

Não

Programa

I. De um marketing transacional a um marketing relacional

• A essência da Lealdade

• Os custos da rotação de clientes

• Os benefícios da lealdade

• O que significa lealdade

O net promoter score

 

II. O marketing relacional segundo os destinatários:

• B2B

• B2C

• Serviços

 

III. Uma nova segmentação

• A procura de clientes relacionais

• A segmentação da carteira de clientes

 

IV. O papel do CRM

 

V. A conquista da lealdade

• Como estar mais próximo dos clientes

• Criatividade ao serviço da fidelização

• O marketing experiencial.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Alzira Marques: Marketing Relacional.  2ª Edição - setembro de 2014

CHRISTOPHER, Martin ; PAYNE, Adrian ; BALLANTYNE, David - Relationship marketing : creating shareholder value. Rev. ed. Oxford : Elsevier Butterworth-Heinemann, 2002.

COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos ; ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de - Rumo a um marketing contractual [em linha]. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/344/326.