Inteligência Emocional II (Challenge program - formação Outdoor)

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662738
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A avaliação da disciplina desta unidade curricular será feita com base nas atividades desenvolvidas ao longo de um programa de formação vivencial, realizadas em ambiente outdoor, combinando atividades em sala com atividades vivenciais. Esta metodologia será complementada pela avaliação pessoal sobre os tópicos do programa e a as atividades desempenhadas.
Serão, assim, tidos em conta os seguintes parâmetros:
• Desempenho do grupo: - 50%
• Avaliação dos monitores: majoração ou minoração de até 3 valores
• Ensaio de avaliação: - 50%

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular integra-se na área das soft skills que mais se tem popularizado nos últimos tempos associado à metodologia de trabalho adotada que pretende um melhor autoconhecimento dos participantes, melhor consciência das emoções individuais e do seu papel na decisão, bem como nas atividades de equipa. O programa assenta no pressuposto de que a formação vivencial promove um maior envolvimento dos participantes com as matérias em apreciação. Como resultado, os participantes deverão exibir uma nova visão do trabalho em equipa e perceber que a mesma confere aos membros a sensação de controlo sobre as suas vidas; protege-os do poder e da hierarquia; melhora a identificação individual com os objetivos globais da organização; promove a aprendizagem coletiva; melhora a auto estima e os níveis de autorrealização; dissemina valores e comportamentos que o líder espera dos participantes; aumenta a performance global da organização.

Estágio(s)

Não

Programa

I. As contribuições da Inteligência Emocional para a gestão de pessoas e equipas
II. A procura do autoconhecimento
III. A importância do trabalho em equipa (equipa versus grupo)
IV. Construir a equipa
V. O papel da liderança
VI. Equipas vencedoras.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Desempenho do grupo: 50.0%
Ensaio de avaliação: 50.0%

Bibliografia

Pierre & Amanda Dalcourt. Teamwork Handbook.
http://store.payloadz.com/go?id=38601 (eBook)
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional.
GOLEMAN, Daniel. Emotional Intelligence: Why it can Matter More Than IQ