Inovação Organizacional
0
2018-2019
02662553
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Português
Inglês
Presencial
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessárias unidades curriculares específicas. É necessário o domínio da língua inglesa (B2 no Nível do Quadro Europeu Comum de Referência - QECR).
Métodos de Ensino
Aulas teórico–práticas, recorrendo a meios audiovisuais, com apresentação dos conceitos, princípios e práticas da gestão da inovação, e a seguir na implementação em aulas das ferramentas apresentadas (value propostion canvas e busimessn model canvas, ferramentas de MVP’s, social media, entre outras).
Deliverables / momentos de avaliação da actividade prática:
1. Proposta de actividade (em template a fornecer)
2. Proposta de valor (em template a fornecer)
3. Canvas Business model
4. Test card/MVP e recolha de métricas
5. Elevator Picth
6. Lançamento do produto /MVP
7. Relatório final
Resultados de Aprendizagem
A competitividade das organizações depende cada vez mais da sua capacidade para serem simultaneamente eficientes e inovadoras. Mas como inovar? Esta unidade curricular apresenta os principais conceitos de gestão da inovação, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com as mais recentes metodologias e ferramentas que permitem lançar novos produtos e serviços.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Inovação: fundamentos e actual importância da gestão da inovação.
2. Business model generation: como criar um modelo de negócio para um novo produto/serviço.
3. Lean Startup & Customer development: como criar e validar produtos/serviços e modelos de negócio.
4. Marketing para startups: ferramentas de divulgação de produtos e serviços.
5. Ecossistemas de inovação: oportunidade de networking e financiamento.
Docente(s) responsável(eis)
Arnaldo Fernandes Matos Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Oslo Manual, Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data, 3rd Edition, OECD, Statistical Office of the European Communities, Luxembourg (2005) [http://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual_9789264013100-en]
Business Model Generation, (http://www.businessmodelgeneration.com)
Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, (https://strategyzer.com/books/value-proposition-design)
The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses Erice Ries; (http://theleanstartup.com/)
Steve Blank, Bob Dorf , The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great CompanyHardcover (2012) ou http://steveblank.com/tools-and-blogs-for-entrepreneurs/