Inovação Organizacional

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662553
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessárias unidades curriculares específicas. É necessário o domínio da língua inglesa (B2 no Nível do Quadro Europeu Comum de Referência - QECR).

Métodos de Ensino

Aulas teórico–práticas, recorrendo a meios audiovisuais, com apresentação dos conceitos, princípios e práticas da gestão da inovação, e a seguir na implementação em aulas das ferramentas apresentadas (value propostion canvas e busimessn model canvas, ferramentas de MVP’s, social media, entre outras).

Deliverables / momentos de avaliação da actividade prática:

1. Proposta de actividade (em template a fornecer)

2. Proposta de valor (em template a fornecer)

3. Canvas Business model

4. Test card/MVP e recolha de métricas

5. Elevator Picth

6. Lançamento do produto /MVP

7. Relatório final

Resultados de Aprendizagem

A competitividade das organizações depende cada vez mais da sua capacidade para serem simultaneamente eficientes e inovadoras. Mas como inovar? Esta unidade curricular apresenta os principais conceitos de gestão da inovação, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com as mais recentes metodologias e ferramentas que permitem lançar novos produtos e serviços.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Inovação: fundamentos e actual importância da gestão da inovação.

2. Business model generation: como criar um modelo de negócio para um novo produto/serviço.

3. Lean Startup & Customer development: como criar e validar produtos/serviços e modelos de negócio.

4. Marketing para startups: ferramentas de divulgação de produtos e serviços.

5. Ecossistemas de inovação: oportunidade de networking e financiamento.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Oslo Manual, Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data, 3rd Edition, OECD, Statistical Office of the European Communities, Luxembourg (2005) [http://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual_9789264013100-en]

Business Model Generation,  (http://www.businessmodelgeneration.com)

Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, (https://strategyzer.com/books/value-proposition-design)

The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses Erice Ries; (http://theleanstartup.com/)

Steve Blank, Bob Dorf , The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great CompanyHardcover  (2012) ou http://steveblank.com/tools-and-blogs-for-entrepreneurs/