Psicologia Social I
2
2019-2020
01002310
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos conhecimentos de base específicos, para além das competências habituais exigidas aos alunos aos níveis da leitura (línguas portuguesa e inglesa) e da escrita.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, abrangendo:
1) Exposição de conteúdos para cada tema com recurso a meios audiovisuais;
2) Acompanhamento de investigações paradigmáticas em Psicologia Social, com recurso a exercícios práticos e de aplicação.
Adicionalmente, os alunos poderão ainda participar em projetos de investigação em curso.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Psicologia Social I tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo capacidades de problematização e de reflexão teórico-epistemológica.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos estejam em condições de:
1) identificar, descrever de modo preciso e sucinto e avaliar criticamente os principais sistemas e modelos teóricos, conteúdos empíricos e métodos de investigação da psicologia social;
2) estabelecer as implicações relevantes para a intervenção psicológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 Introdução à Psicologia Social
1.1 Definição e relações intra- e interdisciplinares
1.2 Níveis de análise em Psicologia Social
1.3 Métodos e técnicas de investigação
2 Processos Pessoais e Interpessoais
2.1 Self ,autoconceito e autoconsciência
2.2 Selves possíveis e teoria da autodiscrepância
2.3 Automonitorização e Gestão de Impressões
2.4 Estratégias de autoapresentação
2.5 Beleza física, self e estratégias de autoapresentação nas relações interpessoais
3 Processos Grupais e Intergrupais
3.1 Estrutura e dinâmica de grupos
3.1.1 Normas, estatuto e papéis
3.1.2 Comunicação e influência social em pequenos grupos
3.1.3 Coesão, conflito e desenvolvimento
3.1.4 Produtividade e tomada de decisão em grupo
3.1.5 Poder e liderança
3.2 Identidade Relações Intergrupos
3.2.1 Identidade e categorização social
3.2.2 Estereótipos, preconceito e discriminação intergrupos
3.2.3 Conflito e negociação entre grupos
3.2.4 Comportamento coletivo
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Exame: 95.0%
Bibliografia
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2015). Social psychology (9th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.
Baumeister, R. F. (1999). (Ed.), The self in social psychology. Cleveland, OH: Psychology Press.
Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.).(2010). Handbook of social psychology (5th ed., 2 Vols.). Hoboken, NJ: Wiley.
Forsyth, D. R. (2014). Group dynamics (6th ed.). Belmont, CA: Cengage Learning.
Gruman, J. A., Schneider, F. W., & Coutts, L. M. (Eds.).(2017). Applied social psychology: Understanding and addressing social and practical problems (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.
Hewstone, M., & Brewer, M. (Eds.).(2003). Blackwell handbook of social psychology (4 Vols.). London: Blackwell.
Higgins, E. T., & Kruglanski, A. W. (Eds.).(2007). Social psychology: Handbook of basic principles. New York: Guilford Press.
Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.).(2013). Psicologia social (9ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.