História das Relações Internacionais I

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01620576
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas teóricas e práticas pressupõe a existência de tempos de participação ativa dos estudantes. Nas aulas de natureza expositiva recorre-se a debates centrados em problemáticas específicas e previamente preparados pelo docente. As aulas práticas terão tempos mais centrados em debates que partem da análise de textos e artigos históricos selecionados e disponibilizados pelo docente, visando sempre a problematização. O trabalho individual é precedido de um projeto acompanhado de modo tutorial, com orientação bibliográfica e métodos de pesquisa fornecidos pelo professor.

 

Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou avaliação mista (trabalhos individual (25%) e exame final (75%) – 100%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Compreender e analisar os principais temas e problemas que marcaram o desenvolvimento das relações internacionais em perspetiva histórica entre o século XVII e a I Guerra Mundial.

 

Objetivos específicos

Identificar os principais acontecimentos históricos e o modo como influenciaram as relações internacionais

Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a história das relações internacionais até à I Guerra Mundial

Relacionar factos históricos mais relevantes com os equilíbrios/desequilíbrios de poderes nas relações internacionais.

 Competências genéricas

Capacidade de compreensão, de análise e de síntese dos fenómenos históricos que mais influenciaram as relações internacionais no período em estudo.

 Competências específicas

Capacidade de compreender e de relacionar os factos históricos mais relevantes para as relações internacionais; de analisar e sintetizar os conhecimentos adquiridos

Capacidade para fazer uma leitura diacrónica e sincrónica do período em análise

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: A História das Relações Internacionais: perspetivas teóricas, conceitos, problemáticas e principais paradigmas de abordagem. 2. A realidade diplomática na Europa do Antigo Regime. O Congresso de Vestefália: um novo entendimento das relações exteriores? O fim do Antigo Regime: a independência americana e a revolução francesa. 3. Do Império napoleónico ao congresso de Viana: o concerto europeu (1804-1820); As Revoluções de 1830 e 1848 e o seu impacto internacional; Nacionalismo e Relações Internacionais: a unidade da Itália e da Alemanha e o fim do concerto europeu (1848-1871). 4. Os Novos Estados americanos no sistema internacional contemporâneo; A busca de uma nova estabilidade internacional e a diplomacia bismarckiana (1871-1890); Da expansão colonial europeia ao imperialismo; A rivalidade dos imperialismos europeus e a emergência das novas potências: os Estados Unidos e o Japão; As alianças europeias e a paz armada (1890-1914); A Primeira Guerra Mundial.

Docente(s) responsável(eis)

João Pedro Amaral Cabouco Rodrigues

Métodos de Avaliação

Regime geral
Exame: 100.0%

Avaliação mista
Trabalhos individual : 25.0%
Exame final: 75.0%

Bibliografia

KENNEDY, Paul M., Ascensão e Queda das Grandes Potências, 2.ª Ed. Mem Martins, Publicações Europa América, 1997;

MILZA, Pierre, As Relações Internacionais de 1871 a 1914: a Europa de Bismarck, o advento da política mundial, os imperialismos europeus, as crises balcânicas, a caminho da guerra, Lisboa, Ed. 70, 2002;

PELLISTRANDI, Benoît, As Relações Internacionais de 1800 a 1871, Lisboa, Edições 70, 2000.

PEREIRA, Juan Carlos (coord.), História de las relaciones internacionales contemporâneas, 2.ª ed. Actualizada, Barcelona, Editorial Ariel, 2009;

RENOUVIN, Pierre; Historia de las Relaciones Internacionales (siglos XIX y XX), Ed. Akal, 1998.

RENOUVIN, Pierre; Jean-Baptiste Duroselle, Introduction à l’histoire des relations internationales, Paris, Armand Colin, 1995.

RODRIGUES, Luís Nuno; Fernando Martins (ed.), História e Relações Internacionais: temas e debates, Lisboa, Edições Colibri, 2004.

SOUSA, Fernando, Dicionário de Relações Internacionais, Porto, Afrontamento, 2005.