História das Relações Internacionais II

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
01620587
Área Científica
História
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos em aulas teóricas e práticas pressupõe a existência de tempos de participação ativa dos estudantes. Nas aulas de natureza expositiva recorre-se a debates centrados em problemáticas específicas e previamente preparados pelo docente. As aulas práticas terão tempos mais centrados em debates que partem da análise de textos e artigos históricos selecionados e disponibilizados pelo docente, visando sempre a problematização. O trabalho individual é precedido de um projeto acompanhado de modo tutorial, com orientação bibliográfica e métodos de pesquisa fornecidos pelo professor.

 Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou avaliação mista (trabalhos individual (25%) e exame final (75%) – 100%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais:

Levar os alunos a conhecer, a analisar e a compreender os principais acontecimentos históricos no período entre a I Guerra Mundial e a atualidade.

 Objetivos específicos:

- Identificar e situar no tempo e no espaço as principais problemáticas da história das relações internacionais dos séculos XX e XXI;

- Conhecer os principais acontecimentos que marcaram a história das relações internacionais desde a I Guerra Mundial à atualidade;

- Compreender que o fim da I Guerra Mundial e a criação da Sociedade das Nações levou à configuração de um novo sistema internacional;

 Competências genéricas:

Capacidade de compreensão, de análise e de síntese dos fenómenos históricos que mais influenciaram as relações internacionais nos séculos XX e XXI.

 Competências específicas:

- Capacidade de compreender e de relacionar os factos históricos mais relevantes para as relações internacionais;

- Capacidade de analisar e de sintetizar os conhecimentos adquiridos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Segurança coletiva e paz ilusória: comunismo, fascismos e crises da democracia (1917-1945) – A revolução soviética e o seu impacto internacional. A paz de Paris e a configuração do novo sistema internacional (1919-1923). A paz frágil: a segurança coletiva nos anos vinte (1923-1933). Estados Unidos e América Latina: do intervencionismo à cooperação (1918-1939). As crises de segurança coletiva e a política exterior do III Reich (1933-1939). A internacionalização da Guerra Civil espanhola. A Segunda Guerra Mundial. 2. Guerra fria e ordem internacional. O nascimento do terceiro mundo (1945-1991). Balanço da Guerra. A Nova Sociedade Internacional. A Nova Ordem Internacional: a organização das Nações Unidas. A Guerra Fria. A construção europeia. A descolonização e o terceiro mundo. O Colapso da ordem bipolar e a hegemonia americana. 3. A globalização e os novos problemas internacionais.

Docente(s) responsável(eis)

João Pedro Amaral Cabouco Rodrigues

Métodos de Avaliação

Regime geral
Exame: 100.0%

Avaliação mista
Trabalhos individual: 25.0%
Exame final: 75.0%

Bibliografia

DEFARGES, Philippe Moreau, Relations internacionales, Éditions du Seuil, 2002.

KENNEDY, Paul M., Ascensão e Queda das Grandes Potências, 2.ª Ed. Mem Martins, Publicações Europa América, 1997.

KEYNES, J.M., A Grande Crise e outros Textos, Relógio D’Água Editores, 2009.

KISSINGER, Henry, Sobre a China, Editora Objectiva, 2011.

MILZA, Pierre, As Relações Internacionais de 1918 A 1939: a Europa de Bismarck, o advento da política mundial, os imperialismos europeus, as crises balcânicas, a caminho da guerra, Lisboa, Ed. 70, 2002.

PEREIRA, Juan Carlos (coord.), História de las relaciones internacionales contemporâneas, 2.ª ed. Actualizada, Barcelona, Editorial Ariel, 2009.

RENOUVIN, Pierre; Historia de las Relaciones Internacionales (siglos XIX y XX), Ed. Akal, 1998.

RENOUVIN, Pierre; Jean-Baptiste Duroselle, Introduction à l’histoire des relations internationales, Paris, Armand Colin, 1995.

VAISSE, Maurice, As relações internacionais desde 1945, Lisboa, Edições 70, 1997.