Contextos e Práticas de Empreendedorismo Social
2
2017-2018
02002295
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas combinarão a exposição, discussão e trabalho autónomo dos/as estudantes com enfoque em recursos analíticos e em experiências concretas sobre empreendedorismo social. Serão convidados especialistas e empreendedores sociais de reconhecido mérito e desenvolver-se-ão colaborações visando o contacto dos/as estudantes com o campo prático do empreendedorismo social e o desenvolvimento da intervenção. Esta unidade curricular articula-se com as unidades curriculares de Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas e Sociedade, Inovação e Empreendedorismo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visapromover o debate e a partilha de conhecimentos e experiências no domínio do empreendedorismo social; promover o alargamento do debate científico e cultural e contribuir para a estruturação do pensamento sobre a realidade, o objecto de estudo e o delineamento da pesquisa ou do trabalho de projecto. O programa incidirá sobre a identificação de instrumentos analíticos e sua aplicação na análise de experiências concretas de empreendedorismo social tendo em conta os processos de inovação, desenvolvimento e amplificação das experiências e seus impactos, seus discursos e seus actores.
Resultados de aprendizagem
Os/as estudantes deverão conhecer e aplicar as metodologias de análise e de intervenção no campo do empreendedorismo social e reflectir sobre os perfis e papéis dos actores sociais intervenientes e o papel desempenhado por profissionais e técnicos sociais nestes contextos. Os/as alunos/as deverão ficar capacitados/as a:
1) identificar e avaliar analiticamente oportunidades e experiências concretas de empreendedorismo social nos seus contextos específicos;
2) identificar e analisar projectos de intervenção a partir dos pressupostos do empreendedorismo social. Os/as alunos/as serão estimulados ao nível das suas competências analíticas e auto-reflexivas e da autonomia, iniciativa individual e espírito de colaboração, que enformam o discurso e a prática do empreendedorismo social.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I: Inovação Social.
1. Modelização da Inovação Social.
2. O Ciclo da Inovação.
Módulo II. Impacto social e boas práticas.
1. Identificar e avaliar o impacto social.
2. Identificar e analisar factores críticos de (in)sucesso na implementação das iniciativas.
Módulo IV. Promoção e apoio ao empreendedorismo social.
1. As políticas de apoio ao empreendedorismo social.
2. As iniciativas de apoio à inovação e empreendedorismo social.
Docente(s) responsável(eis)
Sílvia Maria Dias Ferreira
Métodos de Avaliação
Continua
Elaboração e apresentação em aula de um trabalho de síntese sobre o projeto de trabalho final de Mestrado a partir da discussão de um ou mais textos : 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Final
Elaboração de um artigo cientifico : 100.0%
Bibliografia
ASHOKA : Empreendedores Sociais ; McKinsey & Co..Empreendimentos sociais sustentáveis : como elaborar planos de negócio para organizações sociais. São Paulo : Peirópolis, 2001. BORNSTEIN, David — Como mudar o mundo : os empreendedores sociais e o poder de novas ideias. Afragide : Estrela Polar, 2007. BOTTING, Nina ; NORTON, Michael — Complete fundraising handbook. London : Directory of Social Change, 2007. DUCLOS, Hélène - Evaluer l'utilité sociale de son activité : conduire une démarche d'auto-évaluation. Paris : AVISE, 2007. ELKINGTON, John ; HARTIGAN, Pamela — Empreendedores sociais. Rio de Janeiro : Campus, 2009. ENTREPRENEURSHIP as social change : a third movements in entrepreneurship book. Edited by Chris Steyaert and Daniel Hjorth. Cheltenham : Edward Elgar : ESBRI, 2006. [BP COP-1878]. EQUAL. Histórias de sucesso de inovação social [em linha]. Lisboa : Gabinete Equal, 2008. Disponível em: http://www.equal.pt/Documentos/publicacao/PublicHistSucessoInovSocial.pdf. HUDSON, Mike — Managing at the leading edge : new challenges in managing nonprofit organizations. London : Directory of Social Change, 2003. [BP COP-1642]. ROCHE, Chris - Avaliação de impacto dos trabalhos de ONGs : aprendendo a valorizar as mudanças. 2ª ed.. São Paulo : Cortez Editora : ABONG ; Oxford : Oxfam, 2002. [BP 304 ROC]. UNIVERSIDADE COOPERATIVA EUROPEIA. O Referencial europeu do empresário social [em linha]. Direction Education et Culture, 2003. Disponível em: http://www4.fe.uc.pt/cec/ucereferencial.pdf.