Questões Aprofundadas de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001545
Área Científica
Metodologia da Investigação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aplicam-se os requisitos gerais de acesso a este programa de mestrado.

Métodos de Ensino

A unidade curricular possui uma dimensão teórico-prática e engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: Sessões de exposição teórica, análise de textos e seminário - espaço de apresentação e debate em torno de experiências e resultados de investigação. O seminário visa facilitar a compreensão das componentes teóricas da formação e sua articulação com o modus operandi em processo de investigação científica. Esta estratégia privilegia a análise crítico-reflexiva dos diversos fundamentos teóricos das estratégias metodológicas abordadas. Como trabalho final, os/as estudantes terão a oportunidade de apresentar uma ficha de projeto no quadro das suas intenções de pesquisa para a dissertação.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de QAI visa fornecer fundamentos teóricos e instrumentos operativos para o desenho metodológico dos projetos de investigação a desenvolver por cada estudante do Mestrado e promover competências de reflexão e elaboração sobre a construção do objeto. Neste contexto, serão explicitadas as exigências, limitações e potencialidades da pesquisa social, dando relevo à importância da formação para a investigação científica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paradigmas Teóricos da Investigação em CSH;
Processo de Investigação em CSH; operacionalização de conceitos; definição de Amostras.
2. Como desenhar o seu projeto de investigação
A escolha do tópico de investigação; a revisão da literatura; a construção do objeto; a definição de amostras; a ficha de projeto
3. Características dos Planos Qualitativos de Investigação
Estudos de caso; Grounded theory; Etnografia; Fenomenologia
4. Características dos Planos Multi-Metodológicos ou Mistos
Investigação-ação; avaliação; análise documental; aíntese de literatura.
5. A Análise de Dados Qualitativos
Análise de Dados Qualitativos; a análise de dados qualitativos apoiada em software CAQDAS.
6. Produção de informação e critérios de validade e fiabilidade
Relações entre planos, procedimentos, fontes e formato dos dados; estratégias para a coerência metodológica; avaliação da adequação das amostras; aspetos do processo interativo de produção e análise de dados; como pensar teoricamente.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Margarida Violante Portugal Correia

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de respostas, com base na consulta dos materiais indicados, a questões colocadas em cada sessão + Apresentação na aula das respostas: 40.0%
Ficha de projeto: 60.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

COUTINHO, Clara Pereira - Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Coimbra, Almedina, 2011. [FEUC - BP 303 COU]

BECKER, Saul e BRYMAN, Alan (eds.)Understanding Research for Social Policy and Practice. Themes, Methods and Approaches, Saul Becker e Alan Bryman (eds.), Bristol, Policy Press and the Social Policy Association, 2004. [FEUC - BP 303 UND].

FLICK, Uwe - Introdução à Pesquisa Qualitativa, Porto Alegre, Artmed/Bookman, 2009 (3ªed.), pp. 20-58; 129-139; 341-368. [FEUC – BP 001.8 FLI]

WELLER, Wivian & PFAFF, Nicole (orgs) - Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação – Teoria e Prática, Petrópolis, Editora Vozes, 2010. [FEUC - BP 303 MET]