Decisão, Gestão de Riscos e Oportunidades
1
2017-2018
02001487
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aplicam-se os requisitos gerais de acesso a este programa de mestrado.
Métodos de Ensino
a) Aulas expositivas com debate
b) Trabalho de grupo
c) Análise e recensão de textos
d) Exercícios de aplicação de conhecimentos (v.g., elaborar um relatório sobre uma experiência efectuada numa aula).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se fazer uma reflexão sobre alguns aspectos aplicados dos enquadramentos teóricos sobre tomada de decisão e percepção de risco na intervenção social em tempo e contextos reais. O foco primário recai nas contribuições da psicologia e metodologia (experimental e psicométrica) apontando e discutindo os potenciais e limitações inerentes à sua aplicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I. O Debate da Racionalidade – Do normativo ao prescritivo. Normativo: Utilidade esperada (von Neumann & Morgenstern) e utilidade subjectiva esperada (L. Savage) – a maximização da utilidade. Pistas para abordagem sobre a qualidade das decisões. (9 horas)
Módulo II. O Debate da Racionalidade. Teorias Descritivas: Satisficing (H.Simon) e o papel do ambiente. Teoria da Segurança /Potencial e Nível de Aspiração Contingencial (L.Lopes). Escolha Intertemporal e Desconto Hiperbólico (G. Loewenstein).Teoria dos Prospectos, efeitos de Framing/Heurísticas e Enviesamentos (Kahneman & Tversky). Heurísticas Rápidas e Frugais (G. Gigerenzer) (15 horas)
Módulo III. Afecto, Cognição e Decisão – o impacto da emoção no juízo, decisão e percepção do risco. Heurística Afectiva (P. Slovic) – Heurística como substituição de atributo. Mecanismos afectivos e cognitivos da informação na formação de juízos: Marcador Somático (A. Damásio). avaliabilidade (C. Hsee), Entorpecimento Psicofísico, (18 horas)
Docente(s) responsável(eis)
Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira
Métodos de Avaliação
Modalidade C
Exame: 100.0%
Modalidade A
Frequência: 100.0%
Modalidade B
Trabalho individual ou de grupo para integração e aplicação de conhecimentos: 100.0%
Bibliografia
Baron, J. (1988). Thinking and Deciding. Cambridge. Mass.: Cambridge University Press.
Cooksey, R. W. (1996), Judgment Analysis: Theory, Methods, and Applications. San Diego, CA: Academic Press.
C. Henggeler Antunes & L. Cândido Dias (Eds.) Decisão: Perspectivas interdisciplinares (pp. 25-68). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
D. Kahneman & A. Tversky (Eds.) (2000). Choices, Values & Frames. Cambridge, MA: Cambridge University Press.
Gigerenzer, G.; Todd, P. & ABC Group (1999). Simple Heuristics that make us Smart. New York: Oxford University Press.
Hammond, K. (1996), Human Judgment and Social Policy: Irreducible Uncertainty, Inevitable Error, Unavoidable Injustice. New York: Oxford University Press.
Slovic, P. (1993). Perceived Risk, Trust, and Democracy. Risk Analysis, 13, 675-682.
Von Neumann, J. & Morgenstern, O. (1953). Theory of Games and Economic Behavior. Princeton: Princeton University Press, 3rd ed.