Paradigmas de Intervenção na Sociedade Contemporânea
1
2019-2020
02001189
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A uc possui uma dimensão teórico-prática e engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: sessões de exposição teórica, análise de textos e seminário – esta modalidade de ensino privilegia a construção de espaços e momentos de apresentação e debate de temas curriculares a partir da apresentação de trabalhos de exploração teórico-prática por parte dos mestrandos ou investigadores na área da intervenção social. Esta metodologia privilegia a partilha de experiencias entre pares e a análise crítico-reflexiva dos diversos fundamentos teóricos fundadores de práticas inovadoras no domínio social e suas implicações numa lógica de empreendedorismo .
A uc poderá, pois integra o contributo de especialistas e profissionais no domínio da intervenção social, e articula-se com outras unidades curriculares do mestrado.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc visa:
Transmitir conhecimentos sobre os paradigmas atuais de intervenção, sua concetualização e potencialidades operativas.
Facilitar a aquisição e desenvolvimento de competências para uma análise crítica a) da articulação entre conhecimentos teóricos, operativos e valores; b) da relevância dos contextos na construção de projetos de mudança social; e c) das novas perspetivas da intervenção social, integrando a dimensão estratégica e inovadora do empreendedorismo social.
O mestrado deve ser capaz de a) fazer a leitura crítica dos eixos reguladores da intervenção social contemporânea; b) identificar os paradigmas de práticas profissionais inovadoras; c) posicionar-se face às dimensões éticas e estratégicas da intervenção social; d) analisar as implicações práticas das opções sobre inovação e promoção da mudança e desenvolvimento pessoal e social; c) promover competências profissionais adequadas à lógica do empreendedorismo social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 - Debates sobre a intervenção social na sociedade contemporânea
- Contextos sociais críticos: A complexidade analítica em processos de intervenção
- Dimensões transversais da procura social na sociedade contemporânea
- Competências e perfis profissionais em contextos de intervenção social
- Pressupostos e orientações teóricas da intervenção social
2 - Modelos referenciais para uma Intervenção Social Inovadora: Concetualização e potencialidades operativas
- Modelos obrigatórios: Intervenção centrada na relação e prática reflexiva: Advocacy e Empowerment: Origem e tendências atuais; Mediação social, comunitária e intercultural
- Modelos de opção – Escolhidos pelos alunos por proposta da docente: Engenharia Social; Intervenção em rede; Abordagem sócio-ecológica
3 - Experiencias profissionais e questionários atuais: Potencialidades e limites de intervenção social numa lógica de empreendedorismo social
Artigo científico, com apresentação oral e discussão de posters
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Modalidade A
Trabalho de grupo: 40.0%
Trabalho escrito individual de reflexão (artigo original), e exposição / análise de Poster no fim do semestre: 60.0%
Modalidade B
Exame: 100.0%
Bibliografia
Lynbery, M. and Postle, K. (ED) (2007). Social Work. A companion to Learning . London .Sage
Teater, B. (2010). Na introduction to applying social work theories and methods. UK: McGrow-Hill
Duhme, F. (2001). Du travail Social au travail ensemble. Paris. Editions ASH
Guadalupe, S. (2009). Intervenção em rede. Serviço Social, sistémica e redes de suporte social. Coimbra:IUC
Thompson, N. (2007). Power and Empowerment. UK. Russel House Publishing
Teater, B. (2010). Na introduction to Applying social work theories and Methods. UK: McGrouw-Hill
Coulshed, V. Mullender, A. Jones, D & Thompson (2006) . Management in social work. N. York: Palgrave Macmillan
Torremorell, M. C. (2008) Cultura de mediação e mudança social. Porto: Porto editora
Ramsbotham, O. Woodhouse, T. y. Miall, H. (2011). Resolución de conflitos. Barcelona: Edicions Bellaterra, S.L.
Almeida, H. (2001). Conception set pratiques de la médiation sociale. Coimbra:Instituto Superior Bissaya –Barreto.