Mudança e Planeamento Estratégico
0
2018-2019
02001178
Sociologia/Economia/Geografia/Ciência Política/Ciências da Terra/Engenharia Mecânica
Português
Presencial
Semestral
7.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A escolha da metodologia a adotar em cada aula depende dos objetivos da mesma. Sob o pressuposto de que a formação é um processo interativo e co-responsabilizante privilegia-se a reflexão partilhada e a análise crítica da multiplicidade de enquadramentos e modelos. Para tal serão consideradas as seguintes dimensões de ensino-aprendizagem: combinação de aulas expositivas com aulas de debate; Trab. de grupo; Análise de textos; Aplicação de conhecimentos; Apoio tutorial. Poderão ser convidados pontualmente conferencistas especialistas nas áreas de estudo a abordar.
Resultados de Aprendizagem
A uc MPE constitui-se como uma disciplina introdutória, quer no que concerne à discussão concetual e operativa das questões do planeamento estratégico, quer na compreensão da ação empreendedora como uma conjugação coerente de razão e implicação na construção de mudança e de valor social. Pretende-se assim: Fornecer aos mestrandos quadros teóricos/instrumentais para fundamentação de iniciativas/ ferramentas sociais pertinentes; Promover uma discussão, crítica e complexa, em torno dos fundamentos concetuais e operativos de ideias/práticas orientadas para a mudança; Identificar/discutir os vetores de um pensamento prospetivo e estratégico, basilar na prossecução de práticas de empreendedorismo no domínio social; Compreender o processo de planeamento como uma plataforma, estratégica e instrumental, de desenvolvimento e inovação; Enquadrar, sob um prisma teórico e pragmático, a metodologia do planeamento, ancorando-a em pressupostos de análise e intervenção estratégica.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Empreender e Inovar - Introdução
1. Empreender: Uma atitude, um desafio, um objetivo, uma exigência
2. Concetualizar a mudança: processos e factores
II. Pensamento e Planeamento Estratégico
1. Entre a racionalidade e a utopia: vetores de um pensamento estratégico
2. Retrospetiva, prospetiva e estratégia: complementaridades e diferenciações
3. Concetualização e importância do Planeamento Estratégico
III. Estratégia e Empreendedorismo Social
1. Pressupostos para a definição de um Plano de Ação assente em opções estratégicas
2. Sustentabilidade e produção de valor.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Continua
portfólio (descritivo-analítico, em grupo) das aprendizagens na unidade curricular : 25.0%
Frequência: 37.5%
trabalho final de grupo: 37.5%
Bibliografia
Bruce, A. & Langdon, K. (2007).Pensar Estrategicamente. Planeie o Futuro e torne-o possível. Porto: DK e Civilização
Bucha, A.I. (2009).Aprender a saber ser empreendedor. Lisboa: Ed. RH
Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2010).Manual de Estratégia. Conceitos, prática e roteiro. Lisboa: Edições Sílabo
Dacheux, E. (org.) (2007).Communiquer l’Utopie. Économie solidaire et démocratie. Paris: L’Harmattan
Georgantzas,N. & Acar,W. (1995).Scenario. Driven Planning. Learning to manage strategic uncertainty. Quorum Books
Godet, M. (1997).Manuel de Prospective Stratégique. Tome 1 et 2. Paris: Dunod
Grumbach, R.J.S. (1999).Prospectiva. Chave para o planejamento estratégico.S. Paulo: Catau
Guerra, I. (2002).Fundamentos e processos de uma sociologia de acção.Cascais: Principia.
Marcial, E.C. & Grumbach, R.J.S.(2005).Cenários Prospectivos. Como construir um futuro melhor. R.Jan.: FGV Ed
Smale, G. et al. (2003).Problemas Sociales y Trabajo Soc. Hacia la inclusión y el cambio social. Madrid: Ed. Morata