Políticas Sociais e Cidadania

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001167
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O modelo das aulas compreende uma apresentação inicial do tema a cargo do docente, seguida de debate com apresentação, pelos alunos, de bibliografia previamente selecionada e distribuída. A participação dos alunos é estimulada como uma condição do desenvolvimento da sua autonomia, das suas competências analíticas e comunicacionais e do trabalho em equipa

Os alunos são ainda estimulados a desenvolver capacidades no sentido de diversificar as fontes de observação do social, usando fontes não convencionais.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visafornecer um quadro sintético e sistematizado das principais questões abordadas pela sociologia relacionadas com a construção e aprofundamento da cidadania social nas sociedades contemporâneas; refletir sobre o papel do Estado e da Sociedade na proteção social (com particular ênfase no caso português, tendo em conta os constrangimentos e possibilidades decorrentes dos processos de globalização); aprofundar o conhecimento sobre a europeização e a globalização das políticas sociais através da análise dos processos de produção do risco social e da pobreza e das formas supranacionais de os regular; e fornecer os instrumentos teóricos indispensáveis para uma abordagem sociológica de problemáticas relevantes para quem tem funções de produção ou aplicação de medidas de política nos diferentes sectores do social.

Estágio(s)

Não

Programa

O Estado e a questão social. Relacionam-se as políticas sociais do Estado com as exigências da cidadania e estas com a ideia de pacto social.  Procede-se a uma revisão dos pressupostos históricos e políticos do Estado-Providência (EP), a uma caracterização das suas modalidades e a uma reflexão sobre as tendências de mudança e futuro do EP.

O papel da sociedade na proteção social. Procede-se a uma caracterização e avaliação da capacidade de proteção quer das suas formas mais institucionalizadas, quer dos movimentos sociais e das suas formas menos institucionalizadas.

A política social europeia. Caracteriza-se o “modelo social europeu”, a partir da trajetória do seu desenvolvimento e analisam-se as vicissitudes da sua construção.

As políticas sociais em Portugal. Analisam-se sistematicamente as políticas públicas e as iniciativas particulares em vários domínios, procurando estabelecer as relações entre as dinâmicas públicas e as dinâmicas privadas

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

TURNER, B. (1993) “Contemporary Problems in the Theory of Citizenship”. In Bryan Turner (ed.) Citizenship and Social Theory. London: Sage
ESPING-ANDERSEN, G. (1990) The Three Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge: Polity Pres.
MISHRA, Ramesh (1995) O Estado-Providência na Sociedade Capitalista. Oeiras: Celta Editora.
SOUSA, Liliana et al. (2007) Famílias Pobres. Lisboa: Climepsi Editores
HESPANHA et al, B. (2000) Entre o Estado e o Mercado. Coimbra: Quarteto
SANTOS, B.S. (1995) “Sociedade-providência ou autoritarismo social?”. Re­vis­ta Crítica de Ciências Sociais, 42: i-vii.
GOUGH, I.; WOOD, G. (eds.) (2004) Insecurity and Welfare Regimes in Asia, Africa and Latin America. Cambridge: Cambridge University Press
FERRERA, Maurizio et al., O Futuro da Europa Social, Oeiras: Celta Editora, 2000.
SANTOS, Boaventura S. (1987) “O Estado, a Sociedade e as Políticas Sociais”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 23:13-74.