Sociedade, Inovação e Empreendedorismo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001156
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem exposição presencial pela docente e debate dos temas do programa da cadeira com base na bibliografia. Fora das aulas decorre trabalho coletivo dos estudantes com apoio da docente, que inclui a elaboração de um trabalho de investigação em grupo de natureza teórico-analítica sobre um caso prático de empreendedorismo e inovação social selecionado pelos estudantes a partir do Blog do Mestrado ou do fundo EQUAL ou, ainda, casos propostos pelos estudantes e aprovados pela docente (50%), apresentado numa sessão conjunta (10%).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se colocar os estudantes em contacto com as teorias e práticas de empreendedorismo social, individual e coletivo e da inovação social.

Os/As estudantes deverão conhecer e compreender as transformações atuais no campo da intervenção social e o significado atual e a relevância da inovação e empreendedorismo sociais. Deverão ser capazes de identificar e aplicar as racionalidades, discursos e práticas da inovação e do empreendedorismo social: 1) na contextualização teórica e reflexão crítica e 2) na identificação, contextualização e análise crítica de experiências de inovação e empreendedorismo sociais.

Em termos genéricos, visa-se a aquisição de competências analíticas e comunicacionais relativas ao campo teórico em questão, consciência da oportunidade e diversidade de respostas sociais, autorreflexividade e capacidade de iniciativa individual e de colaboração que enformam os discursos e as práticas deste campo

Estágio(s)

Não

Programa

Abordam-se as teorias e práticas de empreendedorismo social, individual e coletivo, tendo em conta as potencialidades de inovação e mudança social patentes nas iniciativas de empreendedorismo social que têm lugar ou são promovidas quer nas políticas, quer nos campos organizacionais do terceiro sector e da economia social e solidária e das suas intersecções com o Estado, o mercado e a comunidade.

O Programa aborda os campos teórico e empírico: 1) da relevância, conceito e conceções da inovação social; 2) dos modelos e processos de inovação social; 3) dos contextos históricos e debates conceptuais sobre o terceiro sector e da economia social e solidária; 4) da emergência do empreendedorismo social e das suas empresas, empreendimentos e empreendedores; 5) dos processos de inovação e transformação social; 6) da governação da inovação e do empreendedorismo social, enquadrados pelas transformações na governação do bem-estar.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvia Maria Dias Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
Exame: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Arocena, R., e Sutz J. Subdesarrollo e innovación. Madrid: Cambridge University Press, 2003.

Azevedo, C., Franco, R.C., Meneses, J.W. (org) Gestão das Organizações Sem Fins Lucrativos, Lisboa. Vida Económica, 2010.

Cattani, A.C. et al. (org), Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina/CES, 2009.

Costa, J. (org), Inovação social, Lisboa: MSST/GEP, 2009.

Evers, A. & Laville, J.L. (org), The Third Sector In Europe.Cheltenham: Edward Elgar, 2005.

Fayolle, A. & Matlay, H. (org), Handbook of Research on Social Entrepreneurship,Cheltenham, Edward Elgar, 2010.

Moulaert, F., MacCallum, D., Mehmood, A. e Hamdouch, A., The International Handbook On Social Innovation,Cheltenham: Edward Elgar, 2013.

Nyssens, M. (org), Social enterprise: at the crossroads of market, public policies and civil society.London: Routledge, 2006.

Steyaert, C. & Hjorth D. (org) Entrepreneurship As Social Change. Cheltenham: Edward Elgar, 2006.