Sociedade, Inovação e Empreendedorismo
1
2021-2022
02001156
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem exposição presencial pela docente e debate dos temas do programa da cadeira com base na bibliografia. Fora das aulas decorre trabalho coletivo dos estudantes com apoio da docente, que inclui a elaboração de um trabalho de investigação em grupo de natureza teórico-analítica sobre um caso prático de empreendedorismo e inovação social selecionado pelos estudantes a partir do Blog do Mestrado ou do fundo EQUAL ou, ainda, casos propostos pelos estudantes e aprovados pela docente (50%), apresentado numa sessão conjunta (10%).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se colocar os estudantes em contacto com as teorias e práticas de empreendedorismo social, individual e coletivo e da inovação social.
Os/As estudantes deverão conhecer e compreender as transformações atuais no campo da intervenção social e o significado atual e a relevância da inovação e empreendedorismo sociais. Deverão ser capazes de identificar e aplicar as racionalidades, discursos e práticas da inovação e do empreendedorismo social: 1) na contextualização teórica e reflexão crítica e 2) na identificação, contextualização e análise crítica de experiências de inovação e empreendedorismo sociais.
Em termos genéricos, visa-se a aquisição de competências analíticas e comunicacionais relativas ao campo teórico em questão, consciência da oportunidade e diversidade de respostas sociais, autorreflexividade e capacidade de iniciativa individual e de colaboração que enformam os discursos e as práticas deste campo
Estágio(s)
NãoPrograma
Abordam-se as teorias e práticas de empreendedorismo social, individual e coletivo, tendo em conta as potencialidades de inovação e mudança social patentes nas iniciativas de empreendedorismo social que têm lugar ou são promovidas quer nas políticas, quer nos campos organizacionais do terceiro sector e da economia social e solidária e das suas intersecções com o Estado, o mercado e a comunidade.
O Programa aborda os campos teórico e empírico: 1) da relevância, conceito e conceções da inovação social; 2) dos modelos e processos de inovação social; 3) dos contextos históricos e debates conceptuais sobre o terceiro sector e da economia social e solidária; 4) da emergência do empreendedorismo social e das suas empresas, empreendimentos e empreendedores; 5) dos processos de inovação e transformação social; 6) da governação da inovação e do empreendedorismo social, enquadrados pelas transformações na governação do bem-estar.
Docente(s) responsável(eis)
Sílvia Maria Dias Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Continua
Exame: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
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Azevedo, C., Franco, R.C., Meneses, J.W. (org) Gestão das Organizações Sem Fins Lucrativos, Lisboa. Vida Económica, 2010.
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