Tecnologia do aço, soldadura, fadiga e rotura frágil

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02001144
Área Científica
Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir uma formação sólida em comportamento mecânico dos materiais. Devem também ter bons conhecimentos das leis da física clássica.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico-prático. Nas primeiras aulas são apresentados os conceitos e as tecnologias associadas aos conceitos. Nas aulas subsequentes são detalhados aspectos das tecnologias e realizados exercícios de aplicação em sala ou laboratório. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas propostos. São também solicitados a apresentar e analisar os problemas industriais das suas empresas.

A avaliação é feita através de um exame escrito – 100%.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir o conhecimento considerado base na área dos materiais metálicos e da produção de estruturas pelas tecnologias de soldadura. Abordar os fundamentos e a normalização dos materiais metálicos de utilização corrente na construção de estruturas metálicas Apresentar as principais tecnologias de soldadura por fusão e no estado sólido, assim como as tecnologias de brasagem, e os critérios de selecção e aplicação dessas tecnologias. Introduzir os principais conceitos da mecânica da fractura necessários à selecção de materiais e ao dimensionamento de estruturas. Apresentar os fundamentos do comportamento à fadiga de materiais e estruturas soldadas. Pretende-se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e auto-avaliação), essenciais para a resolução de problemas de engenharia nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo A - Introdução; Aços de construção metálica (aspectos metalúrgicos, aspectos tecnológicos, aços ao carbono, aços inoxidáveis, normalização); Ligas de alumínio de construção metálica (aspectos metalúrgicos, aspectos tecnológicos, normalização); Tecnologias de soldadura (introdução, processos de soldadura, processos de corte); Metalurgia da soldadura (caracterização da junta soldada, fissuração, propriedades mecânicas, tensões residuais); Fractura de juntas soldadas (conceitos de tenacidade, introdução à mecânica da fractura, métodos de avaliação);

Módulo B - Fadiga de juntas soldadas (conceitos de fadiga, comportamento à fadiga de juntas soldadas, incremento da resistência à fadiga); Qualidade de estruturas soldadas (defeitos de soldadura, testes destrutivos, testes não destrutivos, normas).

Módulo C: Metodologias avançadas para dimensionamento.

Docente(s) responsável(eis)

Altino de Jesus Roque Loureiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

i) A. Loureiro, Notas de Tecnologia dos Processos de Ligação, Universidade de Coimbra, 2010.

ii) William F. Smith, Principles of Materials Science and Engineering, McGraw-Hill, Inc.

iii) J.F.O. Santos e L. Quintino, Processos de Soldadura, Edições ISQ.

iv) Carlos A. G. Moura Branco, Mecânica dos materiais; Fundação Calouste Gulbenkian.

v) C. Moura Branco, A. Augusto Fernandes, Paulo M. S. Tavares de Castro, Fadiga de Estruturas Soldadas, Fundação Calouste Gulbenkian.

vi) EN 1090:2009

vii) NP EN 1993:2010