Projecto para Acções Excepcionais e Alterações Climáticas

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02002672
Área Científica
Projecto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.

As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais complexos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (22,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos as bases teóricas para segurança de estruturas metálicas e mistas aço-betão em situação de acções excepcionais, exercícios práticos de acordo com a regulamentação vigente.

Estágio(s)

Não

Programa

Elementos da sismologia e sismicidade. Análise dinâmica de estruturas. Espectro de resposta elástica e de cálculo. Método dos elementos finitos em dinâmica estrutural. Sistemas lineares e não-lineares. Análise multi-modal por espectro de resposta. Análise no domínio do tempo. Análise estática equivalente de sistemas lineares MDOF. Análise não-linear estática pushover. Projeto sísmico baseado em deslocamentos. Princípios e objectivos do projecto de estruturas sismo-resistentes, aspectos práticos e princípios para garantir o bom comportamento sísmico. Eurocódigo 8, regras gerais, acções sísmicas, gerais e regras específicas para os edifícios de aço e torres Projeto sísmico de estruturas de aço e mistas de edifícios e torres.

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia será definida pelo responsável da unidade curricular.