Estudos Práticos I - Natação

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
01001815
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.25
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Variando em cada sessão prática o tema principal os alunos são convidados a realizar tarefas práticas de aprendizagem, dirigidas pelo professor, dispondo os estudantes de tempo para a exercitação com a finalidade de melhorar a representação de modelos técnicos eficientes. São ainda convidados em pequenos grupos a desenvolver tarefas de observação do erro técnico e a intervir com o objetivo de adquirir competências na correção dos erros evidenciados pelos parceiros.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina apresenta um quadro de conhecimentos essenciais para: (1) o domínio do meio aquático e das técnicas da natação pura desportiva (NPD). (2) no plano teórico os conteúdos da disciplina objetivam a análise dos mecanismos da adaptação ao meio aquática e da compreensão dos modelos técnicos da NPD.

 No final do semestre os alunos deverão ser capazes de representar com qualidade aceitável as técnicas da natação pura desportiva, e conhecer um conjunto alargado de estratégias para o ensino e aperfeiçoamento das mesmas.

Estágio(s)

Não

Programa

1) A adaptação ao Meio Aquático, Determinantes fundamentais: Habilidades motoras aquáticas básicas: Equilibro – Flutuação; Respiração; Propulsão; Entrada Etapas da adaptação ao meio aquático - Níveis da Adaptação ao Meio Aquático (AMA). O Jogo aquático educativo como estratégia privilegiada na AMA.

2) Os modelos técnicos da natação pura desportiva: Costas, Crol, Bruços e Mariposa. Análise da mecânica básica: a posição do corpo; o rolamento dos ombros; o movimento dos membros inferiores; o movimento dos membros superiores; a respiração; sincronização braços respiração; sincronização global. O modelo técnico do salto de partida: componentes críticas Exercícios de aprendizagem e correção. Análise dos erros frequentes. O caso particular do salto de costas. As viragens em NPD. Viragens com enrolamento e diretas Particularidades na mudança de técnica (provas de estilos). Sequência Metodológica. Exercícios de aprendizagem e aperfeiçoamento.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Coelho Araújo

Métodos de Avaliação

Contínua
Prova prática : 40.0%
Teste teórico: 60.0%

Bibliografia

Barbosa T, Queirós (2004) Ensino da Natação. Uma perspectiva metodológica para a abordagem das habilidades motoras aquáticas básicas. Colecção Desporto base. Xistarca.

Bucher, W.,Messmer,C.,Salzman,F. (1986). 1000 exercices et jeux de Natation. Paris. Vigot.

Chollet, D. (1997). Natation sportive approche scientifique. (2º edition). Paris. Vigot.

Rama, L. (2003) O ensino da Natação da escola...aos clubes: abordagem do modelo de C. Dubois e J.P. Robin. F.C.D.E.F Coimbra.

Rama L. (2009) Análise das técnicas da Natação Pura Desportiva. FCDEF.  (Documento de estudo facultado on-line)