Estudos Práticos III - Remo

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01001100
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.25
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os de acesso á licenciatura.

Saber nadar.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas temáticas baseadas na exposição. Sessões teórico práticas orientadas para a aprendizagem do acto de remar bem como na aprendizagem do ensino do remo.

Resultados de Aprendizagem

O programa da cadeira visa o contacto e aprendizagem de uma modalidade náutica – Remo, dotando os de conhecimentos e capacidades em duas opticas: como atleta e como instrutor.

No final do semestre os estudantes deverão :a) reconhecer o remo como modalidade desportiva em todas as suas ertentes e em diferentes tipos de embarcaçoes; b) dominar a utilização do remo-ergómetro; c) dominar o modelo técnico de remada em skiff; d) manusear e modificar o material de acordo com as características dos utilizadores; e) prescrever exercícios técnicos e progressão pedagógica para o gesto técnico da remada; f) planear, organizar, implementr e gerir sessões ou actividades de remo indor e na água.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa inclui: análise dos diferentes tipos de barcos existentes no regulamento oficial do remo; o modelo técnico de remada em remo-ergómetro e erros técnicos mais comuns; o remo adaptado e suas especificidades de acordo com o grau de limitação dos utilizadores; manusear e transportar um barco de remo em segurança; ser capaz de realizar o modelo técnico de remada e todos as manobras, incluindo a capacidade de voltar ao barco em segurança em caso de queda á água; realizar e corrigir o gesto técnico de remada observado de acordo com modelo técnico fornecido, apresentando estratégias para a sua correcção; desenvolver competências que permitam aos alunos capacidades de observação e aplicação de exercícios técnicos.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Coelho Araújo

Métodos de Avaliação

Contínua
Avaliação técnica quantitativa do modelo técnico da remada em skiff: 50.0%
Trabalho teórico em grupo sobre conteúdos teóricos abordados: 50.0%

Bibliografia

Nolte, V. (2005) Rowing Faster. Champaign; Human Kinetics

FISA (2002). Be a Coach – Handbook Level 1. Lausanne. FISA

FISA (2002). Be a Coach – Handbook Level 2. Lausanne. FISA

Rowing Canada Aviron (2002). Learn To Row. Victoria. Rowing Canada Aviron

Guillabert, G. (1970). Aviron: technique-apprentissage-entrainement. Paris: Amphora

Secher, N; Volianitis, S. (2007). Rowing. Malden. Blackwell Pub.

Marques, J. (s/d). A Criança e o remo. Lisboa. Secretaria de Estado dos Desportos e Juventude, Ministério da Educação e Investigação Científica

Nugue. C. (1967).  Vamos remar…: princípios técnicos do remo desportivo: directrizes para a educação dos remadores. Lisboa. Ministério da Educação Nacional. Supl. Do nº 12 da revista Educação Física. Desportos. Saúde Escolar