Estudos Práticos III - Judo

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01001099
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.25
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Possuir uma boa condição física e ter conhecimentos de Cinesiologia (sistema locomotor) e de Fisiologia (sistema cardio-respiratório).

Métodos de Ensino

Estilo de ensino principalmente por descoberta guiada, utilização dos jogos reduzidos para aumentar a implicação na pratica. Sobre base do conhecimento auto-adquirido, integrar as componentes criticas, os métodos de treino e de ensino da modalidade. Em paralelo se constituir um leque alargado de exercícios de jogos. Avaliação contínua, do conhecimento técnico-táctico (35%), da progressão (35%), do empenhamento (30%) Avaliação por exame, o candidato terá que comprovar os mesmos conhecimentos que os colegas que na avaliação continua.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os principais grupos de técnicas de judo em pé e no chão e o seu campo de aplicação de base (táctica).
Ser capaz de propor uma progressão de iniciação ao judo tendo como ferramenta pedagógica principal o estilo de ensino por descoberta guiada, os princípios do Judo e um leque de jogos reduzidos que permitam a repetição jogada das soluções aos problemas através da aplicação das técnicas em contexto. Em paralelo adquirir um conjunto alargado de exercícios e jogos de aquecimento e de musculação sem aparelhagens.

Estágio(s)

Não

Programa

TP 1 e 2 Avaliação diagnostica, projecção, queda lateral, imobilização e primeira luta, descoberta e aplicação perto do chão. TP 3-8 Ataque sobre parceiro de gato e ataque deitado de costas. Queda cambalhota, projecções em deslocamentos. Projecções para trás, para frente e imobilizações. Jogos reduzidos de aplicação. TP 9-14 As técnicas a virar as costas com dois ou um apoios, os varrimento e os bloqueios. Formas de treino (yakusoku-geiko, uchi-komi, kakari-geiko de jogos reduzidos, randori). TP 15-17 Técnicas só ou em combinações. Passar as pernas, atacar nas costas o deitado no chão com chave e estrangulamento. Arbitragem, historia e princípios.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Coelho Araújo

Métodos de Avaliação

Contínua
Empenhamento e a criatividade dos participantes : 30.0%
Progressão pedagógica, a teoria e a musculação : 35.0%
Conhecimento técnico-táctico : 35.0%

Bibliografia

Livro de progressão pedagógica em exercícios/ books about teaching progression

Veloso, R., Cachada, J.M. (2000). Passa a bola – Guia do professor – Unidade didáctica de Judo. Porto : Porto Editora.

Augé, J., Lavie, F., Meuley, P. (2002). Judo une pedagogie du savoir combatre. Paris : EPS Janicot, D., Pouillard, G. (1997).

O Judo – A técnica – A táctica – A prática. Lisboa : Estampa. Livro geral sobre o Judo com critérios de execução das técnicas/ Technical books

Kobayashi, K. (1975). Judo ilustrado kyu e dan.Lisboa : editorial presença. O Judo. Luis Robert traduzido em Portugues do livro: Robert L. (1964) Le Judo. Verviers: Marabout