Estudos Práticos III - Orientação
2
2019-2020
01001088
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
1.25
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Métodos Expositivos, Trabalho Independente, Elaboração conjunta, Trabalho em Grupo, Actividades Especiais.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Orientação tem como objectivos dotar os alunos dos conhecimentos necessários ao ensino/treino de praticantes bem como ao enquadramento/organização de eventos de orientação. O aluno estará apto a:
- conhecer a história e as diferentes formas de Orientação;
- efectuar, com sucesso, percursos de Orientação;
- compreender e utilizar diferentes técnicas de navegação;
- programar e enquadrar pequenas sessões de iniciação à Orientação, recorrendo à utilização de diferentes jogos didácticos e progressões para o ensino da actividade;
- programar e organizar pequenas actividades competitivas, no âmbito escolar/clube;
- avaliar a possibilidade de realização das actividades no local escolhido, sempre tendo em atenção as questões de segurança para os praticantes;
- elaborar um mapa de parque ou jardim, de grande escala, a partir de um mapa base.
Estágio(s)
NãoPrograma
. História da Orientação
. Diferentes formas de Orientação e modalidades abrangidas pela IOF
. Equipamentos
. Mapas
. Técnicas elementares de navegação
. Técnicas avançadas de navegação
. Sinalética
. Didáctica da Orientação
. Cartografia
. Competições e regulamentos
. Utilização de novas tecnologias para o ensino da Orientação
. Produção de materiais alternativos para o ensino da Orientação.
Docente(s) responsável(eis)
Amândio Manuel Cupido Santos
Métodos de Avaliação
Final
Capacidade para traçar um percurso, adaptado às condições propostas: 20.0%
Teste teórico = 20% + Elaboração de um mapa = 20%: 40.0%
Capacidade de efectuar percursos de orientação nas suas diferentes formas =20% + compreensão e utilização das diferentes técnicas de navegação = 20%: 40.0%
Contínua
Capacidade para organizar pequenas actividades competitivas: 30.0%
Teste teórico = 15% + Elaboração de um mapa = 15%: 30.0%
Capacidade de efectuar percursos de orientação nas suas diferentes formas - 20% + compreensão e utilização das diferentes técnicas de navegação = 20%: 40.0%
Bibliografia
Carvalho, A. Melo, Corrida de Orientação – Desporto e Aventura na Natureza, Horizonte, 1985
Hasselstrand, Gunnar, Learning Orienteering step by step, Sweden, IOF, 1987
Manual de Traçador de Percursos - FPO
Mendonça, Camilo, Orientação - Desporto na Natureza, Col. Desporto e Sociedade, nº1, DGD, Lisboa, 1987
McNeill, C., Ramsden, J., Renfrew, T., Teaching Orienteering, 1ª edição, Perthshire, Harveys (com a British
Orienteering Federation), 1987
Norman, Bertil, Yngstron, Arne, Orienteering Technique From Start to Finish, The Swedish Orienteering Federation , Sweden, 1991
Oliveira, Miguel, Documento de Apoio para as Aulas de Orientação, FCDEF-UC, 2005
Palmer, Peter, Martland, Jim, The coaching collection, 1ª edição, British Orienteering Federation, 1988
Regulamento de Competição da IOF para Orientação Pedestre
Regulamento de Competição, Arbitragem,Controlo e Cartografia da FPO
Renfrew, T., McNeill, C., Palmer, P., Orienteering for the Young – Guidelines, Sweden, IOF, 1993.