Estudos Práticos III - Andebol

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01001066
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.25
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções elementares das regras, regulamento e preceitos técnicos individuais da modalidade.

Métodos de Ensino

Tarefas de aprendizagem dirigidas pelo professor. Descoberta guiada das metodologias adequadas de intervenção pedagógica. Sessões expositivas em modelo de aula plenária.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: [1] Conhecer e dominar os saberes de base associados aos conteúdos pedagógicos e didácticos do Andebol; [2] Adquirir capacidade de execução e estruturação das técnicas e tácticas (individuais e colectivas) de carácter elementar; [3] Identificar o conjunto de conteúdos básicos de ensino do jogo e estruturar situações de superação e progressão em ambiente de treino ou escolar; [4] Reflectir sobre as práticas lectivas, apoiando-se nos recursos disponíveis ao seu desenvolvimento pessoal e profissional; [5] Perspectivar acções práticas de intervenção, tendo por base o Andebol mas onde se inclui a interdisciplinaridade de outras áreas desportivas, formativas e recreativas.

 

Competências: Pessoais - [a] Capacidade de análise e de síntese; [b] Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes); [c] capacidade de resolver problemas.  Interpessoais – [a] Capacidade de liderar grupos de trabalho; [b] Capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares; [c] Capacidade de actuar eticamente em situações dilemáticas.  Sistémicas – [a] Capacidade de auto-aprendizagem; [b] Capacidade de aplicar o conhecimento na prática; [c] Capacidade de adaptação a novas situações; [d] Preocupação com a qualidade.

 

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Regras e Regulamento.

[2] Terminologia e Simbologia.

[3] Elementos Técnicos de Base (Técnica Individual Defensiva e Ofensiva): Posição (atitude) base defensiva; Deslocamentos; Controlo do adversário; Desarme do drible; Intercepção de bola; Posição base ofensiva; Pega e manejo da bola; Passe (ombro, picado e lateral); Recepção (alta e baixa); Drible de progressão; Drible de protecção; Remate (apoio, salto, suspensão).

[4] Técnica e Táctica Individual do Guarda-Redes.

[5] Táctica Individual/Grupo Defensiva e Ofensiva: Fintas; Ajudas defensivas; Passe e vai; Cruzamento; Trocas de marcação; Penetrações sucessivas; Bloqueios; Ecrãs; Saída do bloqueio; Bloco.

[6] Abordagem Inicial ao Ensino do Jogo: Jogos adaptados e jogos pré-desportivos; Mini-Andebol (objectivos e adaptações, estratégias e condicionalismos).

[7] Introdução às Fases do Jogo e aos Sistemas Formais de Jogo.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Manuel Romão Pereira

Métodos de Avaliação

Contínua
Planificação e intervenção pedagógica: 20.0%
Avaliação prática: 30.0%
Parâmetros de impressão geral, assiduidade, arbitragem e regras e trabalho de grupo: 50.0%

Bibliografia

- Bota, I., & Pereira, A. (2003). Modelo e Preparação no Andebol. Lisboa: Instituto Piaget.

- Carvalho, M. J. (2000). O Mini-Andebol e o seu contributo para a melhoria das competências sociais da criança. Andebol Top, 4, 25-34.

- Molina, S. F. (2002). O Ensino do drible nas etapas de iniciação. Andebol Top, 14, 35-39.

- Ribeiro, M. (2003). Regulamentos técnico-pedagógicos. Andebol Top, 14, 34-37.

- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O Ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana/Federação de Andebol de Portugal.

- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O Ensino do Jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana.

- Rosado, A., & Colaço, C. (2002). Avaliação das aprendizagens: fundamentos e aplicações no domínio das actividades físicas. Lisboa: Omniserviços.

- Santos, F. (1992). Jogos de Iniciação ao Andebol. Lisboa: Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Cultura, Desporto e Turismo - Serviços Municipais de Desporto.

- Volossovitch, A. (2005). Análise da performance em andebol: perspectivas e tendências. Revista Técnica de Andebol, 1, 16-20.

- Volossovitch, A. (s/d). Propedêutica das Actividades Desportivas – Andebol. Lisboa: FMH Edições.