Estudos Práticos II - Voleibol

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01001055
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.25
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino exposição teórico-prática e sessões práticas.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da Unidade Curricular:

-   Caracterizar o jogo de voleibol

-   Identificar as regras básicas do jogo

-   Interpretar as ações técnicas e táticas da modalidade

-   Organizar e estruturar um programa de ensino do jogo

 

No final do bloco de Voleibol o aluno deverá ser capaz de:

-   Identificar as regras básicas do jogo.

-   Caracterizar o jogo de Voleibol, conhecendo a sua dinâmica, conceitos e princípios.

-   Organizar e estruturar um programa de ensino do jogo para um nível inicial de prática, recorrendo à terminologia e simbologia própria da modalidade.

-   Interpretar as ações motoras implicadas nos conteúdos técnicos e técnico-táticos.

-   Utilizar, criar e adaptar instrumentos de avaliação adequados ao nível de prática, quer na perspetiva do ensino da Educação Física quer no âmbito do Desporto Escolar, quer na vertente do treino desportivo de rendimento.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  História do Jogo.
2.  Regras do jogo.

3.  Técnica individual.
3.1  Posições fundamentais (baixa, média e alta).
3.2  Deslocamentos (passo caçado e com cruzamento dos apoios).
3.3  Passe
3.3.1  Passe em apoio (frente, costas e lateral)
3.3.2  Passe em suspensão (frente, costas e lateral)
3.4  Manchete
3.4.1  Manchete de frente
3.4.2  Manchete lateral
3.5  Serviço
3.5.1  Serviço por baixo
3.5.2  Serviço por cima (tipo ténis)
3.6  Ataque
3.6.1  Remate - As fases do remate: a corrida, a chamada, o salto, o batimento, a queda.
3.6.2  Amortie
3.7  Bloco.

4.  Tática Individual.

5.  Táticas Coletivas.
5.1  Sistemas de ataque.
5.2  Sistemas de receção.
5.4  Sistema de defesa.

6.  Jogos reduzidos cooperativos e de oposição (1x1; 2x2; 3x3 e 4x4)

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de um Caderno Técnico: 10.0%
Ficha de Avaliação Escrita : 30.0%
Desempenho Psicomotor : 60.0%

Bibliografia

American Sport Education Program (1996). Coaching Youth Volleyball. Human Kinetics. USA.


American Volleyball Coaches Association (1987). Coaching Volleyball. Ed. Kinda S. Asher. Indianapolis.


Gomes, A.C. & Campos, M. J. (2011). Documento de apoio de Estudos Práticos - Voleibol. FCDEF-UC.


Federação Portuguesa de Voleibol (1998). Manual de Treinadores - Volumes I e II.


Fraga, A. (1995). Conhecer o Voleibol. Edições Universitárias Lusófonas (ed). Coleção Educação Física e Desporto, 2, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Fraga, A. (1998). Voleibol – A Formação de Jovens Praticantes. Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.


Mcgown, C. (1994). Science of Coaching Volleyball. Human Kinectics Publishers. USA.


Mesquita, I. (1994). O ensino do Voleibol – Proposta metodológica. In O ensino dos jogos desportivos:153-199. A. Graça & J. Oliveira (Eds). Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP.


Mesquita, I.; Ivone, G.; Araújo, V. (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Centro de Estudos e Formação Desportiva.


Neville, W. J. (1990). Coaching Volleyball Successfully. Leisure Press. Champaign, USA.


Vargas, R. (1976).  La táctica del voleibol en competición. Ricardo Rodiguez (ed). Madrid.


Fraga, A. (1989) Voleibol na Escola – principais etapas na sua aprendizagem, In Revista Horizonte, Vol. VI, nº 33, Setembro-Outubro, p. 99-108.