Estudos Práticos I - Jogos Tradicionais Portugueses
1
2015-2016
01000554
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
1.25
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas essencialmente práticas e a avaliação é:
Avaliação contínua.:
- 1 trabalho (Individual) e 2 Testes escritos
Cada frequência valerá 20 pontos e o trabalho valerá 20 pontos. A soma dos resultados das frequências e do trabalho, por aluno, será dividida por 3 e assim será obtido o resultado final;
Exame.
Resultados de Aprendizagem
- Divulgar o património multicultural dos jogos tradicionais;
- Revitalizar a prática lúdica tradicional no ambiente intra e extra escolar
- Identificar a lógica interna dos jogos tradicionais abordados e os seus potenciais formativos e educativos;
- Implementar a sua prática como meio educativo escolar através do desenvolvimento e aplicação prática de exercícios de progressão pedagógica os quais conduzam à aquisição das habilidades específicas do jogo;
- Implementar a sua prática como meio recreativo e para a ocupação dos tempos livres;
- Implementar o jogo pelo jogo e o jogo tradicional como elemento introdutório de desportos de base motora e de comunicação interpessoal equivalentes.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Apresentação da disciplina
- apresentação do método de avaliação
- introdução aos pressupostos da Praxiologia Motriz
- o jogo tradicional como ferramenta de ensino
- atividade psicomotriz: confecção da bola de trapos , experimentação da bola de trapos, aro e gancheta, jogo dos bolos, burro deitado, burro em pé e andas.
- atividade sociomotriz de cooperação: jogo da pela ao alto, passa e ganha
- tirar dúvidas sobre o trabalho
- atividade sociomotriz de cooperação: jogo do caqueiro em roda, em linha, e disperso.
- atividade sociomotriz de cooperação-oposição: jogo da pela à parede; jogo da pela ao vai-e-vem, jogo da porca, jogo do emboca (2 x 2) (4 X 4), jogo do beto, o jogo do bete, um exemplo de desportivização de uma prática lúdica tradicional portuguesa: o beto e tirar o pau, luta da Galhofa.
- tirar dúvidas sobre o trabalho
- atividade sociomotriz de cooperação-oposição paradoxológica: jogo bola sentada, jogo da bola caçadora e jogo do porco, jogo dos três campos.
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
1 trabalho (Individual) e 2 Testes escritos: 100.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Jaouen, G. (2009). Entorno institucional de los juegos tradicionales y salud social. In G. Jaouen, P. Lavega & C. La Villa, Juegos tradicionales y salud social (pp. 17-27). Aranda del Duero: Asociación Cultural La Tanguila/Asociación
Europea de Juegos y Deportes Tradicionales.
Araújo, P. C. & Rodrigues, M. D. M. (2005). O Jogo do Beto em Portugal. In O Jogo do Beto no Concelho da Lousã: uma expressão singular portuguesa. (pp 57 a 76).
Lavega, P. L., Costes, A., Pubill, B. (2010). Jocs i esports tradicionals – A Catalunya. Alberti Editor SL, Sant Boi de Llobregat.
Mora, J. [et al] (2003). Un mundo en juego: propuestas didácticas para el trabajo de la educación intercultural
desde la educación física. Barcelona: Inde.
Suari Rodrigue C. (2005). Juegos Tradicionales: del currículum a la clase. Wanceulen Editorial Deportiva, S. L. Sevilla, España.