Metodologia de Pesquisa
1
2022-2023
01620977
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular assenta no princípio de “aprender fazendo”, por esse motivo pretende-se que as aulas tenham uma forte componente prática, em que a exposição da docente seja sempre que possível complementada com a participação dos/as alunos/as, através da realização e discussão de exercícios práticos que permitam aplicar os conhecimentos adquiridos.
Os/as alunos/as selecionarão um tema de trabalho coletivo para a construção de um projeto de pesquisa, que servirá de pano de fundo aos exercícios realizados nas aulas e de referência para a modalidade de avaliação contínua.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos Discutir questões epistemológicas das Ciências Sociais e analisar fases do processo de pesquisa. Objetivos específicos Consciencializar os/as estudantes da importância da construção do modelo de análise, conferindo especial atenção à etapa da formulação de hipóteses e operacionalização dos conceitos.Apresentar as técnicas de recolha e tratamento de dados. Familiarizar os/as estudantes com apresentação de projetos e produção de relatórios.Competências genéricas Enunciar as questões epistemológicas relativas às diferentes fases do processo de investigação.Analisar e definir um projeto de investigação em ciências sociais.Articular teoria e procedimentos operacionais de pesquisa.Competências específicas Desenvolver as tarefas necessárias às diferentes etapas de um projeto de investigação.Operacionalizar conhecimentos teóricos, construir hipóteses e operacionalizar conceitos.Identificar os métodos e técnicas de investigação adequados ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1A ciência e os outros saberes
2Epistemologia, metodologia, métodos e técnicas
3A construção do conhecimento científico da realidade social
3.1Natureza do social e construção conceptual dos objetos do conhecimento
3.2Os obstáculos epistemológicos e a familiaridade do social
3.3A rutura epistemológica
4A lógica do processo de investigação
4.1Elementos da investigação: teoria, dados, métodos e técnicas
4.2Das etapas da pesquisa à espiral da investigação
5A definição de um projeto de pesquisa
5.1Seleção de um tema de trabalho
5.2Construção de uma questão de partida
5.3Trabalho exploratório
5.4Definição da problemática
6A construção do modelo de análise
6.1Formulação de hipóteses
6.2Operacionalização dos conceitos
6.3Construção de variáveis
7A observação
7.1Observar o quê e em quem?
7.2Observar como?
8A análise da informação
8.1Análise estatística e análise de conteúdo
9A apresentação dos resultados
9.1Como estruturar e apresentar um relatório
Docente(s) responsável(eis)
Sara Alexandre Domingues Araújo
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
Participação nas aulas : 25.0%
Elaboração de um projeto de pesquisa sobre o tema definido pela turma : 75.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
BELL, Judith - Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. 3ª ed.. Lisboa : Gradiva, 2004.
BURGESS, Robert G. - A pesquisa de terreno : uma introdução. Oeiras : Celta Editora, 1997.
LAKATOS, Eva Maria. ; MARCONI, Marina de Andrade - Metodologia científica. 2ª ed. rev. e ampl.. S. Paulo : Atlas, 1992.
LEWINS, Frank - Social science methodology : a brief but critical introduction. Crows Nest : Macmillan Education Australia, 1992.
PRÁTICAS e métodos de investigacão em ciências sociais. Luc Albarello [et al.]. Lisboa : Gradiva, 1997.
QUIVY, Raymond ; CAMPENHOUDT, Luc van - Manual de investigação em ciências sociais. 4ª ed. rev. e aument.. Lisboa : Gradiva, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa - Um discurso sobre as ciências. Porto : Edições Afrontamento, 1987.
SOCIOLOGICAL research methods : an introduction. Ed. Martin Bulmer. 2nd ed.. Basingstoke : Macmillan Press, 1994