Análise de Dados Qualitativos (Oficina de Projecto III)

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01620856
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos relativos às técnicas de recolha de dados em sociologia, adquiridos nas Unidades Curriculares de Metodologia de Pesquisa, Técnicas Qualitativas de Investigação Sociológica e Amostragem e Inquérito.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é lecionada em aulas práticas/laboratoriais (4 horas semanais), conciliando a apresentação dos conteúdos programáticos com a sua aplicação prática, através da utilização de aplicação informática.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

O objetivo principal da UC é familiarizar os/as alunos/as com técnicas de tratamento de dados qualitativos.

Objetivos específicos

Familiarizar os/as alunos/as com processos dedutivos e indutivos de classificação e tratamento de dados qualitativos;

Ensaiar procedimentos analíticos conducentes à quantificação de dados qualitativos;

Ensaiar procedimentos analíticos visando tratamentos estritamente qualitativos dos dados.

Competências genéricas

Aquisição e agilização das capacidades de concetualização e de relação entre conceitos e dados.

Competências específicas

Aquisição de competências de: elaboração de categorias e sistemas de codificação; organização e classificação de dados não estruturados; avaliação da consistência e fidelidade dos processos de codificação; elaboração e aplicação de modelos de relacionação de categorias e operacionalização de hipóteses; formalização de proposições gerais.

Manipulação de software para aplicar essas competências.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: a lógica das abordagens qualitativas de pesquisa; diversidade de perspetivas e de metodologias; a natureza dos dados qualitativos e os objetivos da pesquisa

2. Momentos da análise qualitativa de dados: reduzir dados; organizar e apresentar dados; interpretar dados e elaborar conclusões analíticas

3. O modelo da Análise de Conteúdo ou Análise Categorial- Objetivos: descrever para quantificar; seleção de documentos e constituição de um corpus - problemas de pertinência e de representatividade; construção de categorias e elaboração de sistemas de codificação; classificação da informação e controle de consistência

4. O modelo da Teoria Ancorada - Objetivos: gerar teorias complexas enraizadas na produção de dados complexos e na sua análise qualitativa; pressuposto: os fenómenos sociais como processos; relação entre teorias substantivas e teorias formais; procedimentos de codificação: aberta, axial, seletiva; procedimentos de integração e análise: memorandos e diagramas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Bardin, Laurence, 2009, Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70.

Krippendorf, Klaus, 2012, Content Analyses. An Introduction to Its Methodology. Thousand Oaks, London, New Delhi, Sage Publications.

Lewins, Ann; Silver, Christina (2007), Using Software in Qualitative Research: A Step-by-Step Guide. London: Sage.

Miles, Mathew B. e Huberman, A. Mitchael (1994), Qualitative Data Analysis. Thousand Oaks, London, New Delhi, Sage Publications.

Saldanha, John, 2009, The Coding Manual for Qualitative Researchers. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli, Singapura: Sage Publications Ltd

Strauss, Anselm e Corbin, Juliet, 2008, Basics of Qualitative Research. Techniques and procedures for developing Grounded Theory. Newbury Park, London, New Delhi, Sage Publications.

Strauss, Anselm e Corbin, Juliet, 2009, Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed Editora/Bookman Companhia Editora. Artmed.