Modelação em Gestão

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01620180
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O ensino consiste em aulas teórico-práticas tradicionais. Cada matéria é iniciada com uma breve apresentação teórica, dando-se em seguida especial ênfase à resolução de exercícios, sempre que possível com a participação ativa dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

• Compreender o que é um modelo e os pressupostos subjacentes à sua utilização;

• Escolher o modelo mais adequado a cada situação;

• Construir modelos de apoio à tomada de decisão;

• Saber avaliar de forma crítica a aplicação de um modelo.

Objetivos específicos

• Formular problemas de programação linear e inteira mista e fazer análise das soluções;

• Identificar e formular problemas com estrutura em rede;

• Construir modelos para sequenciamento de atividades e aplicar métodos analíticos;

• Construir árvores de decisão e aplicar métodos analíticos;

Competências genéricas

Pretende-se que o aluno desenvolva a sua capacidade de abstracção, análise crítica de problemas e aplicação de conhecimentos adquiridos a novas situações.

Competências específicas

Pretende-se que o aluno adquira as competências necessárias para que seja capaz de identificar e utilizar modelos para representar problemas de diversa ordem.

Estágio(s)

Não

Programa

O que é um modelo: finalidade, limitações e pressupostos.

Formulação de problemas:

- de programação linear

- de transporte

- de programação linear com variáveis inteiras e variáveis binárias

- de localização

- de redes: caminho mais curto; árvore abrangente mínima; fluxo máximo e fluxo de custo mínimo

- de sequenciamento de atividades

 

Problemas com incerteza: árvores de decisão.

 

Algoritmos para resolução de alguns problemas e ferramentas computacionais.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Pedro Santos Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

COSTA, João Paulo ; ALVES, Maria João ; CLÍMACO, João Namorado.  Exercícios para

as aulas de Investigação Operacional. Coimbra : FEUC, 1996. [BP 519.8 COS]

 

HILLIER, Frederick S. ; LIEBERMAN, Gerald J.  Introdução à pesquisa operacional. 8ª

ed.. São Paulo : McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2006. [BP 519.8 HIL]

 

WILLIAMS, H. P.  Model building in mathematical programming. 3rd ed. rev.. Chichester:

John Wiley & Sons, 1993. [BP 519.8 WIL]