Multimédia
3
2015-2016
01620406
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Manipulação de interfaces computacionais gráficos, gestão e salvaguarda de ficheiros criados em diferentes aplicações, familiaridade com a lógica geral de funcionamento das aplicações e familiaridade com a utilização da Internet.
Métodos de Ensino
Os conhecimentos teóricos serão ministrados em aulas de exposição oral sobre os assuntos fundamentais da área da Multimédia cobertos no programa da disciplina. Estas aulas de vertente mais teórica serão intercaladas no plano normal de ensino sempre que for adequado para a abordagem prática de novas áreas e aplicações. A transmissão dos conhecimentos práticos, indispensáveis para a realização ou supervisionamento de projectos multimédia, socorrer-se-á de exemplos práticos concretos e exercícios orientados e terá lugar em salas de informática equipadas com computadores e aplicações adequados.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
Fornecer aos alunos conhecimentos (teóricos e práticos) básicos indispensáveis para dominar a área de edição digital de dados (texto, imagem, áudio, vídeo e animação) e que os saiba estruturar conceptualmente e na prática recorrendo a aplicações de desenvolvimento integrado de sistemas multimédia (para a web, para CD/DVD interativos, para criação de diapositivos animados, etc.).
Objetivos específicos
Reconhecer/manipular os diferentes tipos de dados digitais. Identificar/integrar/utilizar as aplicações mais indicadas para cada tipo de dados.
Competências genéricas
Estruturar conceptualmente e desenvolver um projeto multimédia.
Competências específicas
Utilização/integração de aplicações de manipulação de HTML, imagem (simples e animada), vídeo e animação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Multimédia: definição; história; conceitos fundamentais; vantagens e desvantagens; aspectos comerciais.
Aplicações da Multimédia em diversos domínios.
Tipos de dados e aplicações para a sua manipulação: texto; imagem; áudio; vídeo e animação.
Projecto de Sistemas Multimédia: discussão do problema e do ambiente de desenvolvimento; recolha do conteúdo; direitos de propriedade; estratégias de desenvolvimento.
Docente(s) responsável(eis)
Víctor Manuel dos Reis Raposo
Métodos de Avaliação
Avaliação
+ trabalho individual (10%) + participação nas aulas (5%). : 15.0%
2 testes teórico-práticos : 40.0%
trabalho de grupo: 45.0%
Bibliografia
ALMEIDA, Luís Miguel Alçada Tomás de - Computadores e tecnologias da informação : uma introdução ao mundo digital. Coimbra : IDTec, 2003. [BP 519.6 ALM]
ALMEIDA, Luís Miguel Alçada Tomás de – Multimédia. Coimbra : FEUC, 1997. [BP 519.6 ALM]
CHAPMAN, Nigel P. ; CHAPMAN, Jenny - Digital multimédia. 3rd ed.. Chichester : John Wiley & Sons, 2009. [Ed. de 2008: BP 519.6 CHA]
OLIVEIRA, Hélder - DREAMWEAVER CS5.5 & CS5. Lisboa : FCA-Editora de Informática, 2012.
OLIVEIRA, Hélder - Flash CS5.5 & CS5. Lisboa : FCA-Editora de Informática, 2012.
RIBEIRO, Nuno Magalhães - Multimédia e tecnologias interactivas. 5ª ed. act. e aumentada. Lisboa : FCA-Editora de Informática, 2012.[Ed. de 2007: BP 519.6 RIB]
STEINMETZ, Ralf ; NAHRSTEDT, Klara - Multimedia fundamentals. New Delhi : PHI Learning Private, 2010. Vol.1. [BP 519.6 STE]