Investimentos Financeiros

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02660357
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas para introdução dos conceitos articuladas com aulas dedicadas à resolução e discussão de casos práticos de acompanhamento das matérias. A participação ativa dos/as alunos/as é fortemente incentivada. Um jogo de simulação de gestão de carteiras de ações ao longo do curso, permitirá uma experiência de aprendizagem hands-on.

Dada a natureza essencialmente quantitativa das matérias abordadas, a folha de cálculo será o instrumento privilegiado para a resolução dos diferentes exercícios de aplicação.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que os/as alunos/as, enquanto potenciais investidores, adquiram competências específicas no âmbito das técnicas de valorização de valores mobiliários, nomeadamente obrigações e ações, e desenvolvam capacidades básicas para atuar no mercado de capitais. Mais, espera-se que os/as alunos/as sejam capazes de construir carteiras eficientes e adquiram os conhecimentos necessários para resolver os principais problemas colocados pela análise dos produtos financeiros e avaliação de empresas através de folha de cálculo (Excel).

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular proporciona uma introdução aos mercados financeiros e oferece a teoria financeira e as ferramentas básicas para a análise das principais alternativas de investimento financeiro. O programa considera, entre outros, os seguintes tópicos: instrumentos financeiros e o processo de investimento; títulos de rendimento fixo: avaliação e gestão de carteiras de obrigações; títulos de rendimento variável: avaliação de ações e estratégias de investimento; mercados eficientes, anomalias e finanças comportamentais; introdução à teoria da carteira e avaliação do desempenho de carteiras.

Métodos de Avaliação

Percurso A
Trabalhos de grupo e teste final individual de escolha múltipla: 100.0%

Percurso B
Exame: 100.0%

Bibliografia

BODIE, Zvi ; KANE, Alex ; MARCUS, Alan J. - Essentials of investments. 7th ed.. Boston : McGraw-Hill, 2008.

 

INVESTIMENTOS financeiros : teoria e prática. António Mota [e tal.]. Lisboa : Edições Sílabo 2009.

 

PINHO, Carlos ; SOARES, Isabel. - Finanças - mercados e instrumentos. 2ª ed. rev.. Lisboa : Edições Sílabo, 2007.