Análise de Decisão

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02638826
Área Científica
Engenharia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos acerca de probabilidades.

Métodos de Ensino

Ensino em sala de aula:

- Exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-estudante e estudante-docente).

- Resolução (pelos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, ou pelo docente) de casos ilustrativos do interesse prático dos temas e de diferentes estratégias de apoio à decisão.

- Role-playing.

Na exposição de temas e na resolução de casos enfatiza-se a motivação dos estudantes para o estudo dos temas através de exemplos concretos (notícias de jornal, anúncios de emprego). Quando oportuno, menciona-se investigação em que o docente esteja ou tenha estado envolvido.

Resultados de Aprendizagem

OA1. Conhecer as diferentes etapas de um processo de decisão e a informação a recolher e organizar.

OA2. Enunciar e evitar alguns dos erros mais comuns em processos de decisão, evitando abordagens simplistas e defendendo as vantagens de usar metodologias formais de apoio à decisão.

OA3. Intervir em processos de decisão, seja no papel de quem decide, seja no papel de consultor, através da construção de modelos adequados para lidar com incerteza, para ter em conta diferentes critérios de avaliação e opiniões, e para envolver as diferentes partes interessadas.

OA4. Reconhecer que existem múltiplas metodologias para apoio à decisão, cada uma com vantagens e inconvenientes, sabendo ainda sustentar que há umas mais adequadas do que outras.

Estes resultados de aprendizagem contribuem para desenvolver capacidades genéricas de raciocínio crítico, de análise e de síntese, de resolução de problemas, de interpretação e gestão de informação e de interação em grupo

Estágio(s)

Não

Programa

Tratam-se três temas recorrentes em processos de decisão: lidar com a existência de incertezas, agregar múltiplos critérios de avaliação e determinar uma preferência coletiva a partir de preferências individuais:

1. Introdução ao tema e à unidade curricular

2. Avaliação multicritério

     2.1. Estruturação: atores, ações, pontos de vista, critérios, escalas e problemáticas

     2.2. Como se decide: alguns métodos simples

     2.3. Modelo aditivo com funções de utilidade/valor

     2.4. Métodos ELECTRE

3. Decisão em incerteza

     3.1. Heurísticas e enviesamentos

     3.2. Regras simples e critério do valor esperado

     3.3. Árvores de decisão e breve referência a diagramas de influência

     3.4. Valor esperado da informação

     3.5. Teoria da utilidade esperada

4. Decisão em grupo

     4.1. Métodos de votação: voto simples, voto múltiplo, voto ordinal

     4.2. Votações: resultados teóricos

     4.3. Decisão sem votações.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Cândido Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

DIAS, Luís C. — Apontamentos de análise de decisão : como considerar múltiplos critérios. Coimbra : FEUC, 2002. [BP 519.8 DIA]

CLEMEN, Robert T. - Making hard decisions : an introduction to decision analysis. 2nd ed. Pacific Grove : Duxbury Press, 1996. [BP 519.8 CLE].

GOODWIN, Paul ; WRIGHT, George — Decision analysis for management judgment. Chichester : John Wiley & Sons, 2001. [BP 519.8 GOO]

ISHIZAKA, Alessio; NEMERY, Philippe — Multi-Criteria Decision Analysis : Methods and software, Chichester: Wiley, 2013. [BP 519.8 ISH]

HWANG, Ching-Lai ; LIN, Ming-Jeng — Group decision making under multiple criteria : methods and applications. Berlin : Springer-Verlag, 1987. [BP 519.8 HWA]

NURMI, Hannu — Comparing voting systems. Dordrecht : D. Reidel Publishing Company, 1987. [BP 330.1 NUR].