Controlo de Gestão em Marketing

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662186
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Contabilidade de Gestão, Controlo de Gestão, Marketing, Marketing Estratégico e Marketing de Serviços.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina incluem, para além da apresentação de conteúdos, discussão de problemas reais da atividade do controlador de gestão de marketing. Toda a avaliação é estabelecida tendo por base o lecionado nas aulas e sempre em função dos objetivos da aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se, de uma forma sistemática e prática, compreender o interesse da implementação de um sistema de Controlo de Gestão em Marketing, tendo por base o faseamento da sua concepção. Por outro lado, perceber que o Controlo de marketing é uma actividade fundamental, já que é, com base neste controlo, que a empresa pode verificar a adaptabilidade global aos seus objectivos e efectuar, a tempo, as medidas tácticas convenientes para optimizar o seu relacionamento como o mercado. Finalmente, pretende-se compreender que o Planeamento e Controlo de Marketing representam actividades fundamentais das empresas dinâmicas e com orientação total para o mercado, facilitando o trabalho dos colaboradores, melhorando a satisfação dos clientes e contribuindo para a satisfação dos accionistas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O planeamento das actividades de marketing
2. O controlo de gestão em marketing
3. Controlo da eficiência do marketing
4. Controlo dos custos comerciais
5. Controlo da satisfação do cliente
6. O sistema de informação de marketing
7. Auditoria de marketing.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Bernardo Vaz Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação e exame final.: 100.0%

Bibliografia

CAIADO, António Campos Pires - Contabilidade analítica e de gestão: contém 77 exercícios e casos de aplicação resolvidos. 4ª Ed. Lisboa: Areas Editora, 2008. [BP 657 CAI].
HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George - Cost accounting: a managerial emphasis. 12th ed. Upper Saddle River: Pearson/ Prentice Hall, 2006. [BP 657 HOR].
JORDAN, Hughes; NEVES, João Carvalho das; RODRIGUES, José Azevedo - O controlo de gestão: ao serviço da estratégia e dos gestores. 4ª ed. Lisboa: Áreas Editora, 2002. [BP 658 JOR].
MARKETING classics: a selection of influential articles. Comp. by Ben M. Enis and Keith K. Cox. 6th ed. Boston: Allyn and Bacon, 1988. [BP 658.8 MAR].
MCCARTHY, E. Jerome - Basic marketing: a managerial approach. 9th ed. Homewood: Richard D. Irwin, 1987. [BP 658.8 MCC].
MERCATOR XXI: teoria e prática do marketing. Denis Lindon [et al.]. 10ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004. [BP 658.8 MER].